PCdoB-MS emite nota de pesar pela morte de seu presidente

A direção estadual do PCdoB do Mato Grosso do Sul emitiu nota de pesar nesta quarta-feira (8) pelo falecimento do presidente do Partido no estado, Moacir Roberto de Abreu. Segue abaixo:

Leia abaixo a íntegra da nota:

Faleceu nesta madrugada de 8 de abril de 2015, em Campo Grande, Moacir Roberto Abreu, presidente estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB-MS. Sociólogo formado pela UFMS, pós-graduado com especialização em gestão pública municipal e professor da Escola Nacional do PCdoB, casado e pai de três filhos, iniciou sua trajetória de atuação nas lutas sociais há mais de 30 anos.

Jovem operário, movido por um sentimento de indignação diante das desigualdades, logo obteve destaque como liderança dos trabalhadores, atuando na fundação e na direção de vários sindicatos operários e de servidores públicos. Nessa mesma época, quando o Brasil começava a respirar os ares da democracia (1988), filiou-se ao PCdoB, onde se tornou liderança interna e também de projeção externa devida à sua capacidade de fazer da luta política um instrumento para a conquista de direitos para o povo, sempre junto das comunidades carentes, dos trabalhadores e dos intelectuais comprometidos com os anseios populares.

Sul-mato-grossense de nascimento, Moacir foi muito jovem para São Paulo, onde se formou como trabalhador e sindicalista. No início da década de 2000, voltou a sua terra natal, instalando-se em Campo Grande. Saiu daqui menino, conheceu a cidade grande e retornou disposto a contribuir para a construção de seu partido, sua luta, seu sonho, tarefa que abraçou de maneira firme, por meio de uma militância combativa, constante e coerente, que o levou a ser eleito presidente na Conferência Estadual do PCdoB-MS em 2003.

Companheiro de origem operária, que se tornou professor, demonstrando saber, como poucos, valorizar a união da luta diária com o conhecimento como instrumento de transformação social, Moacir construiu uma história de luta em MS. Dirigiu o PCdoB-MS com firmeza política, clareza tática e inflexibilidade de princípios. Presente nos movimentos sociais, no debate de idéias e nas lutas eleitorais, foi candidato a primeiro suplente de senador em 2006, a vice-prefeito de Campo Grande em 2008, a deputado federal em 2010 e a vereador em 2012.

Além de seu exemplo de humanista e socialista, fica-nos seu legado de luta, como nos lembram as palavras do presidente em exercício do PCdoB-MS, Mario Fonseca: "Ao saber que tinha pouco tempo de vida pela frente, a grande comunista brasileira Loreta Valadares escreveu os seguintes versos: ‘Quando eu me for (se eu me for), vão até onde eu não fui.’

"Camarada Moacir, tenha certeza de que continuaremos tentando descortinar os caminhos que realizarão os seus sonhos, os nossos sonhos, de um futuro de paz, progresso e justiça para toda a humanidade. Você viverá eternamente nos nossos corações e nas nossas lutas!"

Moacir Abreu! Presente!

A Direção Estadual do PCdoB-MS

Leia mais:
Presidente do PCdoB de MS, Moacir de Abreu, morre aos 50 anos

Do Portal Vermelho