Jô Moraes destaca importância dos projetos da FAB 

A presidenta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) esteve no gabinete do Comandante da Aeronáutica, na manhã desta terça-feira (7), para discutir os projetos da FAB, como o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais. O objetivo da deputada é aproximar a FAB do Poder Legislativo, para sensibilizar parlamentares e sociedade sobre as necessidades da Força Aérea Brasileira e a importância dos projetos que estão sendo desenvolvidos.  

Jô Moraes destaca importância dos projetos da FAB - Agência Força Aérea

“A Aeronáutica tem programas imprescindíveis, que devem estar na pauta de debate público, e uma das funções da Câmara é dialogar com a sociedade e o governo. Precisamos ir além de números e valores, e falar sobre a importância dos projetos para o Brasil”, avalia a deputada.

O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, frisou que os projetos encabeçados pela FAB objetivam não só prover as necessidades da organização, mas capacitar mão de obra nacional, gerar empregos e fortalecer a indústria nacional.

“Um dos fundamentos da Aeronáutica é capacitar o país tecnologicamente para que possamos cumprir nossa missão usando nossos próprios meios. Nunca seremos soberanos se não desenvolvermos nossa indústria”, ressalta o comandante.

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, que esteve presente no encontro, usou o exemplo da aquisição dos caças Gripen NG para demonstrar como a FAB tem trabalhado o desenvolvimento do país por meio de seus programas.

“Do valor total dos projetos, podemos dizer que 30% referem-se à aquisição e 70% é custeio, como por exemplo, a manutenção de nossas aeronaves. De todos esses investimentos, queremos trazer 70% para o Brasil, com a transferência de tecnologia, da capacitação dos recursos humanos, da geração de empregos, do incremento industrial”, explica Paes de Barros.

A Assessoria Parlamentar do Comando da Aeronáutica está trabalhando em conjunto com a deputada Jô Moraes para que, nas próximas semanas, ocorra uma audiência pública na Câmara dos Deputados, e a FAB possa apresentar seus principais projetos. “Os programas da FAB são motores de crescimento econômico”, enfatiza a deputada.

Fonte: Agência Força Aérea