Morre Maria Tibiriçá, lutadora pela democracia e a soberania nacional 

Faleceu nesta terça-feira (7), no Rio de Janeiro, Maria Augusta Tibiriçá Miranda, 97 anos, veterana das causas da democracia, da igualdade de gênero e da soberania nacional. Médica, Maria Augusta participou da histórica campanha “O Petróleo é nosso”, da luta pela redemocratização e em defesa da soberania nacional. 

Maria Augusta
Personagem emblemática do campo progressista, a idade avançada não a impedia de continuar a militância e atualmente ainda exercia a presidência do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecom). O velório será nesta quarta-feira (8), no Memorial do Carmo, capela 7, a partir das 8 horas. O presidente estadual do PCdoB-RJ, João Batista Lemos, emitiu uma nota de pesar em nome do Partido.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Nós do PCdoB prestamos homenagem à grande brasileira Maria Augusta Tibiriçá Miranda, falecida hoje.

Médica, desenvolveu ao longo da sua vida intenso e produtivo engajamento nas causas médicas, sociais e políticas. Maria Augusta, através da sua atuação pela democratização do país, pelas causas feministas e pela Campanha O Petróleo É Nosso nas décadas 40-50, que resultou na formação da Petrobrás, tornou-se um ícone da luta pela soberania nacional e pelos interesses mais nobres do nosso povo. Um dos livros de sua autoria, “O Petróleo É Nosso! – A luta contra o Entreguismo, pelo Monopólio Estatal (1983)”, é referência histórica para todos os brasileiros e brasileiras.

Maria Augusta presidia atualmente o Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecom), criado por Barbosa Lima Sobrinho, estando até seus últimos momentos na linha de frente da defesa do Brasil.

O Brasil agradece! Obrigado Maria Augusta Tibiriçá Miranda!

Nossos fraternos sentimentos a Caique Tibiriçá, a Aloísio Tibiriça e à toda a família.

João Batista Lemos
Presidente do PCdoB RJ

 
Do Portal Vermelho