Requião: Projeto de Serra significa entrega total do pré-sal

Em entrevista publicada nesta quinta-feira (2) no Brasil 247, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) classificou o projeto do também senador José Serra (PSDB-SP), de abertura da exploração do pré-sal ao capital privado como entreguista.

Requião: Mídia cria “fronteiras” para estimular o fascismo - Agência Senado

“O plano dele é o fim do mundo”, disse Requião. “Significa a entrega total do pré-sal”, completa o senador, afirmando que irá combater, com unhas e dentes.

Na última segunda-feira, Requião reuniu diversos colegas para um jantar suprapartidário em sua casa, em Curitiba. Do encontro, participaram nomes como Gleisi Hoffmann (PT-PR), Luiz Henrique (PMDB-SC), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e José Serra (PSDB-SP). O convidado principal era o economista Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES, que falou sobre uma nova agenda de desenvolvimento para o País.

De acordo com o 247, no encontro, Serra antecipou seu plano para a Petrobras dizendo se tratar de uma proposta para fortalecer a estatal que deve se restringir às atividades de prospecção e exploração. Serra saiu de Curitiba sem aliados.

Na entrevista, Requião afirma que vai usar como instrumento a publicação, pela gráfica do Senado, de todas as informações sobre o Brasil já divulgadas pelo Wikileaks, o site de vazamentos de informações confidenciais criado pelo australiano Julian Assange. “Estão ali todas as conversas do Serra com a Chevron, em que ele promete abrir o pré-sal”, advertiu Requião.

Para o senador, a proposta de Serra, além de inoportuna, não tem chances de prosperar no Senado. “Ainda mais agora que a China iniciou seu Plano Marshall para a Petrobras”, disse Requião, referindo-se ao empréstimo de US$ 3,5 bilhões concedido pelo Banco de Desenvolvimento da China para a Petrobras. “Quem vai ousar dizer que a Petrobras não tem crédito no mercado internacional?”, questionou.

Do Portal Vermelho, com informações do Brasil 247