Obra leva água tratada a famílias ribeirinhas do sertão nordestino

Cinco localidades da região da Tapera, povoado localizado na região ribeirinha de Petrolina, no sertão pernambucano, foram contempladas com sistema de abastecimento e tratamento de água que atenderá a cerca de 80 famílias.

Famílias contam como cisternas permitem convívio com a seca

A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e contou com um investimento de aproximadamente R$ 700 mil proveniente do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI).

Os beneficiados são os moradores dos sítios Boa Sorte, Bom Sucesso, Caraíbas, Barreiro e Alexandre. A obra concretizou um sonho das comunidades beneficiadas que moravam a menos de 1 km da margem do rio São Francisco, mas ainda eram abastecidas por carro-pipa ou iam buscar em outros povoados que tivessem água encanada.

A aposentada Alexandrina Minervina Feitosa, de 93 anos, uma das pioneiras da região de Tapera, vive agora a alegria de ter água em casa e comemora em dose dupla a entrega do sistema de abastecimento de água de sua região. Dona Alexandrina foi contemplada também com a homenagem feita ao marido, pioneiro na localidade. O sistema levou o nome dele, Severino Alves Feitosa.

Lídia Lima da Silva, moradora do Sítio Boa Sorte, uma dos contempladas com a água encanada e tratada, disse que ficou feliz demais com tanta água chegando a sua casa. “Agora tá bom. A água é forte. Antes tinha que apanhar água em outra roça”, contou dona Lídia.

O sistema de abastecimento de água da Tapera é composto por reservatório, estação de bombeamento e captação de água tratada com filtros ascendentes e descendentes, leite de secagem para a limpeza do reservatório, entre outros equipamentos. São 3 km de adutora e outros 11 km de rede de distribuição.

Poços e sistemas simplificados

A Codevasf tem aumentado consideravelmente os investimentos em obras para levar água a milhares de famílias que sofrem com a estiagem no semiárido pernambucano. São de mais de R$ 3,6 milhões disponibilizados desde o início de 2014.

Os recursos vêm sendo utilizados na perfuração, instalação e montagem de poços tubulares em diversos municípios da região, além da implantação de sistemas simplificados de distribuição e abastecimento de água para pequenas comunidades localizadas na zona rural de municípios atendidos pela Codevasf em Pernambuco.

Fonte: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba