Primeiro satélite lunar chinês decolará em 2007

O primeiro satélite chinês de órbita lunar será lançado ao espaço em abril de 2007, revelou hoje a Administração Nacional Espacial (ANE) da China. Luan Enjie, diretor da agência, afirmou que o aparelho está e

O projeto tem três prioridades, segundo o diretor. O satélite deverá voar por cinco horas sem contato com o solo, receberá sinais da lua por meio de uma pequenina antena e encontrará a melhor rota para o satélite por seus próprios meios, disse Luan.

O diretor, também comandante-chefe do programa de órbita lunar da China, afirmou que, durante os dois últmios anos, cientistas chineses fizeram grandes avanços na área de pesquisa de sonda lunar, e que o sistema de controle principal foi pesquisado e desenvolvido com meios próprios.

Esse programa é denominado "Projeto Change", e o primeiro satélite lunar se chamará "Change 1", em alusão a uma figura lendária chinesa, de uma mulher assim chamada que voou até a Lua.

O aparelho, que conta com verbas de 169 milhões de dólares, está baseado na plataforma de satélites Dongfanhong 3 e outras tecnologias de satélites, e será lançado por um lançador espacial Longa Marcha 3-A.

Os cientistas esperam que o aparelho obtenha imagens tridimensionais da superfície lunar, analise o conteúdo de elementos úteis e teste a profundidade do solo lunar, além de pesquisar o meio-ambiente espacial entre a Terra e seu satélite natural.

O projeto lunar está dividido em três fases: uma prevê o envio desse satélite com órbita lunar em 2007, outro prevê a alunissagem de um veículo não-tripulado em 2010. A terceira fase será concluída em 2020, com a retirada de amostras do solo pelo mesmo veículo.

Completadas essas três fases, a China poderá então lançar à Lua uma nave tripulada, de acordo com o diretor da ANE da China.

Com informações da Prensa Latina