CTB apresenta agenda internacional em audiência na Câmara 

A presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), recebeu nesta terça-feira (31), o secretário de Relações Internacionais da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Divanilton Pereira. No encontro, o dirigente sindical falou sobre a agenda internacional da entidade. 

CTB apresenta agenda internacional em audiência na Câmara

O dirigente sindical comunicou que a próxima missão ao exterior da CTB será à Rússia, para conhecer as atuais experiências de organização dos trabalhadores naquele país.

Divanilton explicou ainda que a CTB tem acompanhado a evolução das negociações no âmbito do Brics, grupo econômico formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e espera que o grupo, em breve, conte com instâncias participativas do movimento sindical e movimentos sociais em geral.

O assunto foi tema do Fórum Brics Sindical, que ocorreu em julho do não passado, como parte da programação paralela da reunião dos Brics ocorrida em Fortaleza (CE), com a presença de representantes de entidades sindicais de todos os países membros do grupo, que reivindicaram a criação do chamado Brics Sindical, que funcionará como um Conselho de Desenvolvimento Social, servindo como contraponto à grande influência da área econômica e empresarial nas tomadas de decisões políticas dos países membros

Aniversário da FSM

O secretário informou ainda que a CTB está organizando um Seminário em comemoração aos 70 anos da Federação Sindical Mundial, que acontecerá no mês de outubro, em São Paulo. A Federação Sindical Mundial (WFTU – Word Federation of Trade Unions) é uma organização sindical internacional de orientação classista e que luta por por um mundo livre de guerras e das injustiças sociais.

Fundada no dia 3 de outubro de 1945, em Paris, onde participaram 56 organizações nacionais de 55 países e 20 organizações internacionais, representando cerca de 67 milhões de trabalhadores, a FSM possui um importante histórico de lutas contra as políticas patronais que, junto aos governos de direita, promovem todo tipo de ataque aos direitos trabalhistas.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Comissão de Relações Exteriores