Jô Moraes defende CEF e BB contra ameaças de privatizações 

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) usou a tribuna da Câmara, esta semana, para defender o papel de bancos públicos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Em seu discurso, ela também respondeu aos servidores bancários que manifestaram preocupação com as possibilidades da privatização desses dois bancos públicos. 

Jô Moraes defende CEF e BB contra ameaças de privatizações - CTB

“Esses bancos públicos têm papel fundamental no enfrentamento da crise brasileira e na sustentação de possíveis investimentos”, afastando “as pretensas soluções excepcionais que levariam à privatização dos dois bancos, que sempre ocorrem em momento de crise.”

Jô Moraes assumiu publicamente o compromisso de lutar junto com os servidores contra a tentativa de privatização. “Os servidores do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal podem ficar tranquilos, porque não permitiremos a aprovação da privatização desses bancos”, afirmou.

A deputada lembrou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 466 de 2010, que tramita na Câmara dos Deputados, “guarda o propósito de assegurar à União a detenção de 100% do capital social da Caixa Econômica Federal (uma empresa pública), bem como o controle do capital social do Branco do Brasil.”

“A Caixa Econômica Federal nasceu no século 19, seu DNA está na Casa de Penhor Monte Socorro da Corte e na Caixa Econômica da Corte, onde famílias brasileiras, negros que queriam comprar sua alforria, comerciantes, entre outros, depositavam seus recursos com a garantia e a segurança que marcaram e marcam esta sólida instituição pública”, destacou a parlamentar.

“E é isto que estamos defendendo aqui. A garantia não de uma, mas de duas das mais sólidas instituições públicas deste País: a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Ambas creditadas no coração dos brasileiros, sólidas no mercado financeiro nacional e mundial. Ambas com enorme contribuição na formação social, econômica, política e financeira da própria história do Brasil”, discursou a deputada.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier