Nilson Vellazquez: Se Josué fosse vivo…

O artigo de Nilson Vellazquez que segue abaixo, aborda os aspectos da fome no Brasil, e sobre o tema, o pernambucano Josué de Castro (1908-1973), tornou-se um dos maiores pensadores do país. Em suas obras, provou que a questão da fome não se tratava do quantitativo de alimentos ou de habitantes, mas da má distribuição das riquezas, concentradas cada vez mais nas mãos de menos pessoas. Josué também foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista, mas teve seu mandato cassado pela ditadura. 

josué de castro

Certa vez, em seu livro "A Geografia da Fome", afirmou o médico, geógrafo, romancista e sociólogo Josué de Castro acerca do fenômeno da fome: "Ao lado dos preconceitos morais, os interesses econômicos das minorias dominantes também trabalhavam para escamotear o fenômeno da fome do panorama espiritual moderno. É que ao imperialismo econômico e ao comércio internacional a serviço do mesmo interessava que a produção, a distribuição e o consumo dos produtos alimentares continuassem a se processar indefinidamente como fenômenos exclusivamente econômicos – dirigidos e estimulados dentro dos seus interesses econômicos – e não como fatos intimamente ligados aos interesses da saúde pública."[1]

Uma possível interpretação dessa afirmativa, ao tomar conhecimento da obra de Josué de Castro, é a preocupação constante que o pernambucano nutria para com aqueles que padeciam de fome e como esse "efeito colateral" do desenvolvimento capitalista que matava – e ainda mata – milhões de pessoas ao redor do mundo, e como matava no Brasil.

Engrenagem capitalista

Esse "efeito colateral" sempre foi peça da engrenagem capitalista no Brasil. Um país de incontáveis recursos naturais que negou à imensa parcela populacional o direito de fazer três refeições diárias, alimentando, desde as eras de desenvolvimento baseado na exploração dos recursos naturais até recentemente, a lógica traduzida pelos militares de que era preciso "fazer o bolo crescer" para então dividi-lo. O fato é que foram 500 anos de manutenção da lógica de desenvolvimento em detrimento da qualidade de vida da maioria da população e, no mais alto grau, a negação do direito de se alimentar para milhões de brasileiros.

Segundo Josué de Castro, "com a extensão territorial de que o país dispõe e com sua infinta variedade de quadros climato-botânicos, seria possível produzir alimentos suficientes para nutrir racionalmente uma população várias vezes igual ao seu atual efetivo humano; e se nossos recursos alimentares são até certo ponto deficitários e nossos hábitos alimentares defeituosos, é que nossa estrutura econômico-social tem agido sempre num sentido desfavorável ao aproveitamento racional de nossas possibilidades geográficas."[2]

Com a tomada do neoliberalismo no Brasil, transformando nosso país num verdadeiro quintal do imperialismo estadunidense, passamos a obedecer cegamente a divisão internacional imperialista do trabalho, transformando-nos num país líder em produção de grãos, carne e outros produtos, mas deixando 60 milhões de brasileiros em situação de miséria, ao ponto de tomarem sopa de papelão e de ter a fome como manchete fixa dos jornais brasileiros.

Novos ares

Em 2003, com a chegada de Lula à Presidência da República, o primeiro passo foi dado em relação à crítica que Josué de Castro fazia sobre o fingimento com que era tratado o problema da fome no mundo, segundo o autor, o silêncio em torno da fome era premeditado pelos interesses e os preconceitos de ordem moral e de ordem política e econômica de "nossa chamada civilização ocidental que tornaram a fome um tema proibido, ou pelo menos pouco aconselhável de ser abordado publicamente."[3]

Lula, em seu discurso de posse no Congresso[4], cita a palavra fome 14 vezes, com destaque para as seguintes passagens:

Como disse em meu primeiro pronunciamento após a eleição, se, ao final do meu mandato, todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida.

É por isso que hoje conclamo: Vamos acabar com a fome em nosso país. Transformemos o fim da fome em uma grande causa nacional, como foram no passado a criação da Petrobras e a memorável luta pela redemocratização do país.

Essa é uma causa que pode e deve ser de todos, sem distinção de classe, partido, ideologia. Em face do clamor dos que padecem o flagelo da fome, deve prevalecer o imperativo ético de somar forças, capacidades e instrumentos para defender o que é mais sagrado: a dignidade humana.

Necessidades materiais

Josué de Castro e Lula, longe de serem comunistas, aproximam-se ao afirmarem, através de suas práticas, da ideia de que é impossível garantir o desenvolvimento sem antes satisfazer as necessidades materiais. Para Stálin, "a lei econômica fundamental do socialismo é a garantia da máxima satisfação das necessidades materiais e culturais, sempre crescentes, de toda a sociedade, por meio do aumento e do aperfeiçoamento ininterruptos da produção socialista à base de uma técnica superior."[5]

Obviamente, mesmo não sendo à base de uma "produção socialista", foi o governo do presidente operário e a continuação desse projeto pela presidenta Dilma que garantiram ao Brasil que um contingente de 15,6 milhões de pessoas superassem a subalimentação e retirassem o país do vergonhoso mapa da fome, conforme relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Mesmo sabendo que ainda há 3,4 milhões de pessoas em estado de subalimentação, esses números e mudanças orgulhariam o ex-presidente da FAO, Josué de Castro, visto os números negativos da época em que viveu e os da década de 90.

"Ô, Josué, eu nunca vi tamanha desgraça, quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça"

Por isso, entre tantas outras razões, é de se imaginar que, à minoria privilegiada economicamente, sobre o papel lamentável de combater os anos de mudanças por que o Brasil tem passado. Ver, não apenas suas necessidades serem satisfeitas, mas as da maioria, é, de fato, inquietante para eles. Nesse quadro de intolerância e ódio, não é de se estranhar se víssemos faixas de "Fora, Josué!", caso ele fosse vivo, assim como fizeram com Paulo Freire. Essa elite, não incomodada com a miséria alheia, é ferozmente traduzida por Chico Science: "ô, Josué, eu nunca vi tamanha desgraça, quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça". Mas, aos brasileiros, como Josué, a mensagem de esperança dos que lutam por justiça: estamos vencendo a fome, a miséria e o esquecimento de milhões de brasileiros; vamos vencer os urubus e o ódio!

Referências:

[1] Castro, Josué. Geografia da Fome. Editora Brasiliense, 5ª edição. São Paulo, 1957.
[2] idem.
[3] idem.
[4] http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u44275.shtml
[5]https://www.marxists.org/portugues/tematica/livros/materialismo/02.htm

*Professor, militante do PCdoB de Pernambuco e blogueiro versosdopovo.blogspot.com.br.