Livro sobre alimentação sustentável será lançado nesta terça

Abordar os critérios de sustentabilidade em contratações de produtos e serviços para eventos de grande porte. Este tema é ponto central do livro “Compras Sustentáveis & grandes eventos”, que será lançado nesta terça-feira (31), em São Paulo (SP).

Políticas públicas são destaques no Ano da Agricultura Familiar - MDA

A publicação é do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e foi desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas (FGV – EAESP).

A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Regina Gualda, e a diretora do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental, Raquel Bredas, participam do lançamento.

O livro utilizou a metodologia do Pensamento de Ciclo de Vida e sua aplicação para itens de alta demanda em grandes eventos. Desafios socioambientais do planeta, legislação a respeito de compras sustentáveis e visão de ciclo de vida na busca do melhor preço são temas tratados.

Mercado

Eventos de grande porte exigem escalas superlativas de compras públicas e privadas. Por isso, inserir critérios de sustentabilidade nas contratações torna ainda mais viável movimentar o mercado de produtos e serviços mais sustentáveis.

A iniciativa surgiu no contexto em que o Brasil tornou-se sede de grandes eventos como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

O lançamento será realizado na sede da FGV, em São Paulo, a partir das 14h. Além de representantes do MMA, estarão presentes representantes da FGV e a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú.

No evento, o livro será apresentado e terão palestras contextualizando o tema. A publicação estará disponível para baixar no site do PNUMA após o lançamento. Interessados em se inscrever para participar do evento acessem o link.

Política de Compras Sustentáveis no BNDES

A Política de Compras Sustentáveis do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) busca promover a adoção de critérios de sustentabilidade social e ambiental, associados aos econômico-financeiros, no processo de aquisição de bens e contratação de serviços por parte do BNDES.

Além de valorizar o planejamento e a eficiência na utilização de recursos, a política impulsiona os esforços do Banco em estimular a adoção de práticas sustentáveis entre seus fornecedores, ampliando assim os benefícios a toda a sociedade.

Princípios

Eficiência na utilização dos recursos, reduzindo-os, reutilizando-os e reciclando-os, minimizando a necessidade de aquisição de bens e de contratação de serviços.
Planejamento da aquisição de bens e serviços como instrumento essencial ao desenvolvimento sustentável.

Disseminação dos conceitos e práticas de sustentabilidade na sociedade brasileira.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social