Ato em defesa da democracia acontece na quarta-feira em Salvador

Os movimentos sociais de Salvador estão se mobilizando para o ato em defesa da democracia, que acontece nesta quarta-feira (1°/4), às 15 horas, no Forte do Barbalho. O local foi escolhido, por ter sido o principal centro de tortura a militantes de esquerda na Bahia, durante a ditadura militar iniciada em 1° de abril de 1964. Vítimas de tortura e perseguições no período participarão do ato político.

O evento é uma reação aos pedidos de retorno do regime militar, feitos durante as manifestações de setores conservadores da sociedade contra o governo da presidenta Dilma Rousseff.

“As entidades nacionais e estaduais dos movimentos sociais baianos entendem que é necessário alertar a população sobre o risco que significa a conspiração golpista em curso no país. Em 1964, os golpistas que diziam combater a corrupção e defender a democracia, institucionalizaram a corrupção e enterraram a democracia. Milhares de patriotas e democratas foram exilados, torturados e assassinados. A censura, perseguição política e arrocho salarial também são marcas desse longo período de terror”, afirma a nota divulgada pelo Fórum dos Movimentos Sociais da Bahia.

Para o Fórum, a democracia no país corre risco na medida em que os derrotados nas eleições de 2014 não aceitam a vontade da maioria do povo expressa na urnas e planejam desestabilizar o mandado da presidenta Dilma para vencer no tapetão. Ao tempo em que denuncia os golpistas, as entidades propõem uma reforma política que enfrente a corrupção e aprofunde a democracia, defendem a Petrobrás como empresa pública e punição rigorosa aos responsáveis por desvios na gestão, levantam a bandeira do fim do monopólio das comunicações e se pronuncia contra qualquer tipo de ajuste fiscal que penalize a classe trabalhadora.

O evento será finalizado com uma plenária dos movimentos sociais a partir das 17 horas.

O Fórum dos Movimentos Sociais da Bahia é composto pela CUT, CTB, UNE, Ubes, Abes, MST, Movimentos de Moradia, Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial das Mulheres, Intersindical, UJS, UEB, Unegro, UBM e Cebrapaz.

Fonte: CTB Bahia