Temer: “PMDB está no governo e participa da formulação das políticas”

Em entrevista coletiva após participar de um fórum sobre reforma política, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (30), o vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, afirmou que o partido está no governo e participa da formulação das políticas públicas.

Temer e Eduardo Cunha em Porto Alegre - Marcos Eifler/Assembléia Legislativa do RS

“O PMDB está no governo, o que há é que uma e outra vez colegas acham que o PMDB deveria estar mais no governo, especialmente nas políticas públicas”, disse o vice-presidente que eteve no evento acompanhado do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “De quatro semanas para cá, estamos tomando deliberações em conjunto, então nesse sentido o PMDB está no governo”, ressaltou Temer.

Indagado pelos jornalistas, Temer comentou as declarações de Cunha que em entrevista ao jornal O Globo disse que o partido “finge que está no governo” e que o governo “também finge que o PMDB está lá”.

“O Eduardo quis dizer com isso que, na verdade, é preciso talvez haver uma repactuação, o PMDB ter talvez uma presença mais efetiva nas políticas públicas, que está tendo agora”, enfatizou Temer, destacando a participação de ministros do partido no conselho político.

O vice-presidente também negou que haja uma insatisfação com a demora na indicação do ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves para o Ministério do Turismo. “Isso será definido esta semana, essas coisas são fruto de diálogo”, declarou.

Ele também salientou que o partido colocará ministérios à disposição para contribuir em uma eventual diminuição de pastas, na tentativa de enxugar a estrutura da máquina pública. “Primeiro é preciso que haja uma decisão presidencial de redução dos ministérios. Isso vai envolver um estudo técnico, administrativo. Quando houver o número de ministérios a serem reduzidos, o PMDB estará disposto a colaborar”, disse.

Do Portal Vermelho, com informações do Estadão