Senadora alerta para projeto que ameaça atuação da Petrobras 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou o projeto de lei que revoga a participação obrigatória da Petrobras no modelo de exploração de partilha da produção de petróleo na camada pré-sal. O projeto também exclui a condicionante de participação mínima da empresa em, pelo menos, 30% da exploração e produção em cada licitação. 

Senadora alerta para projeto que ameaça atuação da Petrobras - Agência Senado

“Em nome da luta contra a corrupção, o que alguns querem efetivamente é espaço para promover o que tentaram e não conseguiram, que é efetivamente privatizar a empresa”, afirmou a senadora em referência à proposta apresentada pelo senador tucano José Serra (SP).

“Não faz sentido revogar o modelo de partilha, pois na camada pré-sal já se sabe que há petróleo. O risco é zero. O modelo de concessão continua vigente nas demais áreas pois envolve pesquisa”, argumentou.

Por essa razão a senadora defende que a crise por que passa a empresa não a impede de manter os investimentos na camada pré-sal. Vanessa ainda lembrou que a lei vigente vincula os royalties obtidos com a exploração destes recursos com gastos em educação e saúde.

Ela disse que a luta parlamentar contra propostas como essa será um dos motes da Frente em Defesa da Petrobras, instalada na última terça-feira (24). Vanessa lembra que a frente já conta com "muitos deputados e senadores", inclusive de partidos que não fazem parte da base de apoio ao governo.

Leia também:
Parlamentares e trabalhadores se unem em defesa da Petrobras
 

Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência Senado