Em São Paulo, série de saraus aborda a temática feminista

O Coletivo PI promove neste sábado (28) a primeira edição do Sarau do PI: Literatura Feminina Contemporânea na Casa das Rosas, em São Paulo. O evento deve reunir as escritoras Lilian Aquino e Elisa Andrade Buzzo, além de Paula Castiglioni, que vai interpretar composições próprias e músicas de grandes compositoras brasileiras, como Chiquinha Gonzaga, Carolina Maria de Jesus e Dolores Duran.

Sarau - Divulgação

O objetivo dos saraus é debater sobre questões ligadas à construção de gênero e dar visibilidade à produção de mulheres no campo das artes e da literatura. “Sabe-se que atualmente há uma abertura e estudos contínuos sobre a produção literária feita por mulheres. Mas durante séculos o papel da mulher no campo literário e artístico brasileiro foi ignorado. As mulheres não podiam assinar suas obras, composições. Quantas canções foram nos nomes de maridos e amigos de compositoras. Queremos com essa iniciativa dar mais visibilidades às produções de novas artistas e escritoras”, afirma Pâmella Cruz, diretora do coletivo e idealizadora do projeto.

No sábado também será exibido o documentário Entre Saltos, sobre um desfile público em que mulheres vestidas de vermelho levam um sapato de salto alto no pé e outro na mão. O filme feito pelo próprio Coletivo PI discute questões do feminino na sociedade e na arte.

Ainda neste primeiro evento, Luanah Cruz apresenta Me Traziam a Lembrança Daqui, de…, que é o quinto experimento da série performática A Experiência da Vida é a Pergunta. A artista se relaciona com o público usando um vestido de mais de 30 metros, uma metáfora sobre um corpo-feminino-tapete que se transforma ao longo da ação, com poesias, desenhos e histórias que trazem o peso e a leveza das memórias.

Fundado em 2009, o Coletivo PI é um grupo que realiza intervenções urbanas efêmeras utilizando nas suas criações a linguagem teatral, dança, performance e artes visuais. O principal eixo de investigação artística do grupo é a cultura e o empoderamento feminino.

Ao todo, o coletivo deve promover quatro saraus com temática feminista até junho. O tema central desta primeira edição é “Poesias e Crônicas”. O segundo encontro, no dia 25 de abril, deve tratar sobre “Literatura Erótica”. Os outros eventos do Coletivo PI na Casa das Rosas serão realizados nos dias 30 de maio e 20 de junho, sempre das 19h às 21h30.

Fonte: Rede Brasil Atual