Direção do PCdoB propõe defesa do mandato de Dilma

Teve início nesta sexta-feira (27) em São Paulo a quinta reunião plenária do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil. O evento transcorre até o domingo (29), com uma densa pauta política e organizativa.

Os comunistas debatem o quadro político nacional e preparam a 10ª Conferência, a realizar-se em maio próximo, quando o presidente nacional da sigla, Renato Rabelo, deixará o cargo. A atual vice-presidenta, deputada federal Luciana Santos foi indicada para sucedê-lo, desde a preparação do 13º congresso, realizado em novembro de 2013.

Os projetos de resolução submetidos à apreciação do coletivo dirigente destacam que a democracia brasileira está sob ameaça, uma vez que a oposição neoliberal, aferrada em não aceitar a quarta derrota consecutiva nas urnas, empreende uma escalada reacionária contra o governo da presidenta Dilma Rousseff, pregando inclusive um impeachment fraudulento e golpista.

A liderança comunista considera que o país vive uma realidade instável e perigosa. Em tal quadro, a questão chave para as forças progressistas, no entendimento do PCdoB, é rechaçar o golpismo, defendendo de modo resoluto o mandato da presidenta Dilma.

O PCdoB examina ainda a reforma política em discussão no Congresso Nacional, destacando que existe o risco de que se efetive uma antirreforma que poderá resultar na exclusão ou redução drástica das minorias nas casas legislativas, caso sejam aprovadas a proibição de coligação partidária e a cláusula de barreira.

A direção do PCdoB defende também que é necessário retomar o crescimento econômico e assegurar os direitos dos trabalhadores.

Do Portal Vermelho