Juventude destaca papel da cultura para avançar na democracia    

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu, nesta terça-feira (24), representantes de organizações da juventude, entre elas UJS e UNE. Na pauta, foram discutidas a atual conjuntura econômica e política dos movimentos sociais do Brasil, a criação de um Grupo de Trabalho interministerial sobre Cultura e Juventude e a importância da participação social e da cultura no amadurecimento da democracia.

 

 

Juca Ferreira com entidades juvenis - Janine Moraes

"Acabo de sair de reunião com uma série de representantes de entidades juvenis. Há uma demanda forte para que o governo retome as iniciativas culturais que beneficiam a população em geral e, particularmente, a juventude", afirmou Juca Ferreira. "Eles mostraram uma preocupação grande com a possibilidade de retrocesso no momento e propuseram que o governo seja mais proativo no sentido de articular a sociedade em defesa das conquistas dos últimos anos, entre elas as conquistas culturais."

Entre os temas abordados pelos participantes está a criação de um Grupo de Trabalho sobre Cultura e Juventude, com participação do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), ligada à Secretaria Geral da Presidência da República. "Já estamos construindo junto com o ministério políticas voltadas para a juventude", afirmou o secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina. "Conversamos sobre ampliação dos Pontos de Cultura, edital de rede, retomada dos Pontos de Cultura rural. O GT será bastante positivo para aprimorarmos essas e outras políticas".

Também foi discutida a necessidade de reforço na política dos Pontos de Cultura. "É uma iniciativa que tem um poder grande, que consegue descentralizar, chegar à ponta", destacou o secretário de Juventude do MST, Raul Amorim.

A presidenta da União Nacional dos Estudantes, Virgínia Barros, enfatizou que a cultura é a forma pela qual a juventude se expressa de forma mais latente. "A juventude é uma força viva na difusão cultural no Brasil", afirmou. Ela destacou a importância da parceria dos movimentos da juventude com o MinC e da criação de uma rede universitária de produção e difusão cultural.

A participação social no planejamento e execução de políticas públicas de cultura foi destacada pelo coordenador da Juventude do Partido dos Trabalhadores, Jefferson Lima. "Esta estratégia é fundamental. Ficamos satisfeitos de ver que o Ministério está percorrendo o Brasil para ouvir demandas da sociedade", observou.

"O ministro poderia ter optado em ficar no MinC, 24 horas por dia, 30 dias por mês. Mas optou em ouvir a sociedade. Isso é excelente", reforçou o presidente da União da Juventude Socialista, Renan Alencar.

Caravana da Cultura

Desde o início da atual gestão, o Ministério da Cultura tem realizado uma série de atividades voltadas à participação social. Em fevereiro, Juca compareceu à 9ª Bienal da UNE, no Rio de Janeiro, dando início a abertura de diálogos com a juventude. Também foram realizadas rodas de conversa em diversas cidades com midialivristas, artistas, gestores culturais e outros representantes da sociedade civil.

O MinC criou, ainda, a Caravana da Cultura, que tem o objetivo de estreitar relações e conhecer in loco as principais demandas de artistas, gestores, produtores e fazedores de cultura do Brasil. Juca Ferreira e sua equipe já estiveram no Ceará – em Fortaleza e na região do Cariri – e em São Luís do Maranhão.

Outra atividade criada pelo MinC, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), é o Circuito Cultura Viva, com o objetivo de mapear demandas de grupos, organizações e artistas de todo o Brasil e construir, de forma participativa, uma agenda em torno da diversidade cultural. Foram realizadas atividades em nove estados. Em São Paulo, por exemplo, a secretária da SCDC, Ivana Bentes, defendeu a Cultura Periférica e destacou a necessidade de se estabelecer uma política pública voltada para o funk.

Os movimentos que participaram da reunião compõem o grupo Jornada de Lutas para a Juventude. Criado em 2012, o movimento ganhou força com as manifestações realizadas em junho de 2013.

Também participaram da reunião a presidenta da União Brasileira das Mulheres (UBM), Maria das Neves; o secretário de Juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Alfredo Santos Júnior; o coordenador do Fora do Eixo, Pablo Capilé; o integrante da Liga do Funk Bruno Ramos; o presidente da Rede Ecumênica da Juventude (Rejuve), Daniel Souza; o integrante dfo Mídia Ninja Ricardo Targino; o representante da rede de movimentos sociais DF em Movimento, Max Maciel; o fundador e presidente da Nação Hip Hop Brasil, Beto Teoria; e o criador do personagem Dilma Bolada, Jefferson Monteiro. Também estiveram presentes a secretária de Economia Criativa, Juana Nunes, e o diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Alexandre Santini.

Fonte: MinC