Pedido de investigação contra Aécio por fraude em Furnas está na PGR

O pedido de investigação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) se encontra no gabinete do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, o requerimento – feito pelos deputados federais Padre João e Adelmo Leão e pelo deputado estadual Rogério Correia, todos do PT de Minas – foi recebido pelo Ministério Público Federal e espera análise.

Aécio Neves

A base da solicitação foi a delação premiada do doleiro Alberto Youssef, que afirmou que o ex-deputado José Janene (PP/PR) lhe contou que “dividia diretoria de Furnas com o então deputado na época Aécio Neves”. Janene é considerado mentor do esquema de propinas na Petrobras.

O documento traz o depoimento gravado em vídeo do doleiro Alberto Youssef, delator na Operação Lava Jato e apontado como líder do esquema de corrupção envolvendo Petrobras, políticos e empreiteiras.

Em delação premiada, ele afirmou que recolhia propinas na empresa Bauruense, subcontratada de Furnas, para o deputado José Janene (PP-PR), já falecido. Furnas é uma subsidiária da Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Youssef disse ainda que, numa das viagens a Bauru, ficou sabendo que a diretoria da empresa, ocupada por Dimas Toledo, era de responsabilidade do então deputado Aécio Neves, apontando o senador como beneficiário do esquema. Apesar do relato, Youssef negou ter tido contato com Aécio, que foi deputado federal por Minas entre 1987 e 2003.

"O partido (PP) tinha a diretoria, mas quem operava a diretoria era o Janene em comum acordo com o então deputado Aécio Neves", disse Youssef em fevereiro.

Mesmo depois do depoimento, a procuradoria-geral da República entendeu que não havia elementos suficientes para abrir uma investigação contra Aécio no âmbito do esquema Petrobras. Em petição ao Supremo Tribunal Federal (STF), no começo de março, Rodrigo Janot pediu arquivamento do procedimento.

Furnas é uma empresa de economia mista – subsidiária da Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia – que atua na geração e transmissão de energia elétrica.

Leia também:
Advogados questionam engavetamento de investigação da PGR contra Aécio


Com agências