Aldo Rebelo destaca papel da literatura para o desenvolvimento social    

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, ressaltou durante pronunciamento na cerimônia de posse da diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE), em São Paulo, o papel da literatura para o desenvolvimento da sociedade. O ministro Aldo destacou que a literatura chegou aos assistidos por políticas públicas primeiro que a ciência e a tecnologia.
 

 

Aldo Rebelo quer que CT&I contribuam com desenvolvimento do país

A solenidade de posse da nova diretoria da UBE, encabeçada por Durval de Noronha, e do conselho consultivo fiscal da entidade para o biênio 2015-2017 foi realizada, , nesta segunda-feira (23), no teatro da Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche.

"Recentemente eu participei da inauguração das novas instalações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), que tem como objetivo monitorar os desastres naturais para salvar e proteger vidas", disse Aldo Rebelo.

"No entanto, antes que a ciência e a tecnologia chegasse aos assistidos a literatura os alcançou. Os escritores têm essa tarefa permanente de expressar de forma mais profunda e duradoura todas as dimensões da vida e do destino humano."

O ministro Aldo citou como exemplo as obras Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e A Fome, de Raquel de Queiroz, que levaram ao conhecimento público a forte seca no Semiárido brasileiro na primeira metade do século 20.

Ao fim da solenidade de posse, foi lançada a Antologia UBE, pela Global Editora. A obra, com 75 autores, é composta de crônicas, contos e poesias, e foi organizada por Joaquim Maria Botelho, ex-presidente da UBE.

Cemaden

Criado em 2011, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais é um órgão vinculado ao MCTI, por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped).

O centro monitora 888 municípios com histórico de desastres naturais 24 horas. Além da quantidade de chuvas e possíveis deslizamentos de terra, o Cemaden também detém tecnologia para monitorar a escassez de água, como o Projeto de Monitoramento do Sistema Cantareira.

A iniciativa foi desenvolvida a partir de março de 2014, quando foram observadas chuvas abaixo da média climatológica na Região Sudeste, afetando o nível de água armazenada no sistema responsável atualmente pelo abastecimento de 6,2 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo.

UBE

A União Brasileira de Escritores é a mais antiga associação de escritores do Brasil. Criada em 17 de janeiro de 1958, é resultado da fusão da Sociedade Paulista de Escritores com a Associação Brasileira de Escritores (ABDE). Teve como principais líderes Sérgio Milliet e Mário de Andrade.

Foi presidida por nomes como Paulo Duarte, Mário Donato, Mário da Silva Brito, Afonso Schmidt e Raimundo de Menezes. Ao todo, já contando com a gestão de Durval de Noronha, a UBE foi dirigida por 22 presidentes. Desde a sua fundação, ingressaram na união cerca de 3,7 mil escritores de todo o Brasil.

A entidade tem como objetivos principais discutir políticas culturais e defender seus interesses em todas as manifestações literárias, em poesia e prosa. Carlos Drummond de Andrade e Monteiro Lobato são alguns dos escritores que fizeram parte da associação.

"Queremos expandir o número de associados, hoje em torno de 1,5 mil", afirmou o novo presidente da associação, Durval de Noronha. "Desejamos criar oficinas de literatura para levar, às escolas públicas de ensino básico, aulas de literatura com foco em poesia e conto."

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação