Morre Cláudio Torres que participou do sequestro do embaixador dos EUA    

Cláudio Torres da Silva, um dos combatentes que participaram do comando da ALN e do MR-8 responsável pela captura do embaixador norte-americano, Charles Elbrick, em setembro de 1969, foi encontrado morto nesta segunda-feira (23) em São Paulo. A causa da morte ainda é desconhecida, embora se tenha a informação que Torres já havia sofrido dois casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
 

 

Treze dos 15 presos libertados em troca de Charles Elbrick.
- Foto: Divulgação/1969

O velório ocorreu na manhã desta terça-feira (23), no Cemitério Memorial Parque Paulista, no município de Embu das Artes.

Claudio Torres ficou conhecido por ter participado de uma das operações mais bem sucedidas à época da Ditadura Militar no Brasil, que levou à libertação de 15 militantes revolucionários que estavam nos cárceres militares – entre eles Gregório Bezerra, Luiz Travassos, Vladimir Palmeira e José Dirceu.

Torres cairia preso logo em seguida e sofreria bárbaras torturas, saindo em liberdade sete anos depois. Militante do MR-8, foi um dos bravos que entregou sua juventude e não mediu esforços ou riscos na resistência à ditadura.

O embaixador Charles Burke Elbrick foi raptado no Rio de Janeiro no começo da tarde de 4 de setembro de 1969. No Cadillac em que ele e seu motorista se dirigiam para a embaixada, entraram quatro militantes da oposição armada: Virgílio Gomes da Silva, Manoel Cyrillo de Oliveira Neto, Paulo de Tarso Venceslau e, ao volante, o ex-líder estudantil Cláudio Torres.

Virgílio, Cyrillo e Venceslau militavam na Ação Libertadora Nacional. Cláudio, na organização que a partir de então se rebatizou como Movimento Revolucionário 8 de Outubro, o MR-8. O embaixador foi devolvido são e salvo, três dias mais tarde.

Em troca da sua libertação, os guerrilheiros obtiveram a soltura de quinze presos políticos, que partiram para o exterior. E também lograram a divulgação pelos meios de comunicação de um manifesto denunciando a censura e a violência da ditadura.

Do Portal Vermelho, com informações das agências