Ribas: Reforma agrária produz em escala e com sutentabilidade    

A reforma agrária baseada na agricultura familiar pode ser um grande gerador de riquezas, além de produção de alimentos em larga escala e com respeito à natureza. A avaliação foi feita pelo professor-doutor Clarilton Ribas, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

 

Programa Fomento - Tamires Kopp/ MDA

Ribas destacou a importância da nova unidade e de secagem e armazenagem de arroz de uma cooperativa em Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre, inaugurada pela presidenta Dilma Rousseff na sexta-feira (20).

"A reforma agrária é potencialmente um grande agente de produção de riqueza. Segundo, indica até onde pode chegar a organização dos cooperados em torno de uma cooperativa. E terceiro, demonstra que a agroecologia, ao contrário do que a ciência conservadora sempre disse, é capaz de produzir alimentos em massa de qualidade para alimentar o povo”, explicou.

De acordo com o professor esta constatação contraria o que parte da comunidade científica pregava, de que a agroecologia era um modelo incapaz de produzir alimentos massivamente. “Nós estamos mostrando aqui, concretamente, com 450 mil sacas de arroz que a agroecologia é capaz, sim, de alimentar o povo, reestabelecendo uma relação mais harmoniosa entre o homem e a natureza”, disse.

Fazendo referência ao discurso da presidenta, o professor-doutor destacou que o Brasil tem a possibilidade de ser exemplo para o mundo com este modelo que une o tripé reforma agrária, agroecologia e produção em massa de alimentos saudáveis.

“Esperamos que este governo entre para a história como o governo que mudou a matriz de tecnologia de produção de alimentos para o povo. O Brasil é o único país no mundo que tem essa possibilidade de uma agenda agroecológica, porque por detrás dessa agenda existe um movimento social que são os movimentos dos camponeses rigorosamente convencidos de que fora da agroecologia não há saúde, não há sustentabilidade”, declarou.

Leia também
Dilma: Agricultura familiar deve ser o modelo ideal de reforma agrária

Fonte: Blog do Planalto