Morre o ator Cláudio Marzo aos 74 anos 

O ator Cláudio Marzo morreu nesta madrugada de domingo (22), aos 74 anos, no Rio de Janeiro. Ele enfrentava complicações causadas por uma enfisema pulmonar e pneumonia e estava internado no Centro de Tratamento Intensivo da Clínica São Vicente, na Gávea, desde o início do mês. Segundo o médico João Manuel Pedroso, o quadro de pneumonia agravou-se e Marzo faleceu às 5h39.  

Cláudio Marzo nasceu em 26 de setembro de 1940, em uma família de operários descendentes de italianos de São Paulo. Abandonou os estudos aos 17 anos para seguir a carreira de ator, trabalhando como figurante na TV Paulista. Em seguida foi contratado pela TV Tupi e logo depois começou a atuar no grupo de teatro Oficina.

Aos 25 anos assinou contrato com a Globo, integrando o primeiro grupo de atores contratados pela emissora. Sua estreia na televisão aconteceu na novela "A Moreninha", exibida naquele mesmo ano.

Atuou em diversas novelas globais, com destaque para "Irmãos Coragem" (1970), "Saramandaia" (1976), "Brilhante" (1981), "Fera Ferida" (1993) e "Mulheres Apaixonadas" (2003).

Fora da Globo, participou de "Kananga do Japão" (1989) e "Pantanal" (1990), na TV Manchete. Nesta última ele interpretou José Leôncio e o lendário Velho do Rio. Seu derradeiro trabalho na televisão foi na minissérie "Guerra e Paz" (2009), exibida pela Globo.

Marzo também teve uma carreira de sucesso no cinema, com participação em 35 longa-metragens. Atuou em filmes como "A Dama do Lotação" (1978), "Pra Frente, Brasil" (1982) e "O Homem Nu" (1997), pelo qual recebeu o prêmio de melhor ator no Festival de Gramado. Seu último filme foi "A Casa da Mãe Joana" (2007).

Cláudio Marzo deixou esposa e três filhos de casamentos anteriores com as atrizes Beth Faria, Denise Dumont e Xuxa Lopes.

Da redação com agências