Governo apresenta ações de acesso à água em congresso internacional

O Ministério da Integração Nacional  apresentou suas principais ações relacionadas à gestão e ao acesso à água no País no Congresso Internacional de Segurança da Água: Menos Risco, Mais Saúde, em Brasília.

Famílias contam como cisternas permitem convívio com a seca

Organizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgãos responsáveis pela vigilância e apoio ao controle da qualidade da água para consumo humano, o evento ampliou a discussão em torno do Plano de Segurança da Água, em elaboração pelo governo federal.

"Além de favorecer o acesso, o programa tem contribuído para a garantia da qualidade da água entregue à população", afirma Marcos Miranda, coordenador do programa Água para Todos. "O tema é objeto das oficinas de capacitação dos beneficiários das cisternas instaladas e dos órgãos e entidades que executam ações do Água para Todos", completa o gestor.

O programa Água para Todos é coordenado pelo MI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

Defesa Civil

O coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Marcos Suassuna, também participou do congresso. Ele falou sobre a gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), apresentou as leis que norteiam a Política Nacional de Defesa Civil e destacou a atuação a Operação Carro-Pipa Federal no Nordeste e Norte de Minas Gerais, que apoia 743 municípios, com 6.501 carros, beneficiando 3.683.455 pessoas.

Também participaram do evento outros órgãos do governo federal e representantes dos governos de Honduras, Portugal, Colômbia e Uruguai, para falar sobre a implementação dos Planos de Segurança da Água em seus países.

Fonte: Ministério da Integração Nacional