Prefeitura de São Paulo inclui alimentos orgânicos na merenda escolar

A prefeitura de São Paulo sancionou o projeto de lei que obrigada a inclusão de alimentos orgânicos no cardápio das merendas escolares da cidade de São Paulo.

alimentos orgânicos - Reprodução

Durante a posse dos conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional, o prefeito Fernando Haddad lembrou que antes de Lula era destinado à alimentação escolar apenas 13 centavos por aluno, o suficiente para comprar “bolacha e água”.

O projeto aponta que terão prioridade os alimentos orgânicos ou de base agroecológicas produzidos no município de São Paulo, prioritariamente os oriundos da agricultura familiar.

Na justificativa, seus elaboradores destacam que os “produtos orgânicos são livres de agrotóxicos, em regra, prejudiciais à saúde dos consumidores, especialmente em idade escolar, e podem trazer sequelas irreversíveis se consumidos habitualmente, como é o caso da merenda escolar”.

A nova lei deverá ser implantada de forma gradativa. As estratégias e metas deverão estar no plano de Introdução Progressiva de Alimentos Orgânicos ou de Base Agroecológica na Alimentação Escolar, a ser elaborado em 180 dias pelo Executivo Municipal, em conjunto com a sociedade civil organizada.

Fonte: MST