Em visita ao MDA, ONU elogia agricultura familiar brasileira

“Reconhecemos o trabalho do Brasil na agricultura familiar como muito positivo”. A constatação foi feita pelo embaixador da Organização das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, em reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias. O encontro ocorreu na sede do MDA, em Brasília, nesta quinta-feira (19).

Reunião entre MDA e ONU sobre agricultura familiar - Rômulo Serpa/MDA

Patrus Ananias apresentou para o representante da ONU as principais políticas e ações do MDA, dando ênfase ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ao Mais Alimentos, modalidade de investimento em máquinas e insumos agrícolas.

O ministro também lembrou que as prioridades do ministério são assentar todas as famílias acampadas no Brasil nos próximos quatro anos, além de tornar os assentamentos mais produtivos. “Ao definirmos essas prioridades, não estamos excluindo outras questões agrícolas, muito pelo contrário. Manteremos os olhos em todos os segmentos que são da alçada do ministério”, afirmou.

As partes também discutiram as colaborações que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) dá ao MDA. Atualmente, o Pnud atua no MDA com consultoria sobre desenvolvimento rural sustentável e no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

“São projetos bem sucedidos, que agradam tanto o MDA quanto o Pnud e pretendemos dar continuidade”, apontou Jorge Chediek.

Segundo o ministro, o grau de satisfação do MDA nas consultorias do Pnud é alto e as parcerias podem até ser ampliadas. “Estamos muito empenhados em dar um passo à frente na Ater, com a implementação da Agência Nacional de Ater (Anater). As portas estão abertas. Vamos manter e até ampliar essa parceria com o Pnud.”

Fonte: MDA