Projeto inédito amplia inclusão digital em comunidade do país

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, defendeu a ampliação do acesso às tecnologias digitais para a população que mais precisa da rede mundial de computadores, durante inauguração do Laboratório de Inovação do Facebook, instalado no Centro para Criança e Adolescente (CCA-PAN) em Heliópolis, na zonal Sul de São Paulo.

Projeto inédito amplia inclusão digital em comunidade do país - Reprodução

A iniciativa é resultado da parceria do Facebook com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Interactive Advertising Bureau do Brasil (IAB Brasil) e da articulação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério de Relações Exteriores do Brasil junto a empresas do Vale do Silício.

De acordo com o ministro, o uso da internet nas comunidades do país permite novas aplicações sociais. "O Laboratório de Inovação do Facebook é um dos símbolos dos esforços de democratização que devem ser feitos para transformar ciência, tecnologia e inovação em serviços acessíveis à população", afirmou.

"O poder público, em parceria com empresas, como o Facebook e outras, tem procurado permitir que a população com maior dificuldade de acesso à rede mundial de computadores possa desfrutar do serviço, não só para a comunicação pessoal, mas também para os negócios, que é o caso da experiência de Heliópolis", acrescentou.

Facebook na Comunidade

O laboratório inaugurado na terça-feira (17) faz parte do projeto Facebook na Comunidade. A iniciativa, pioneira no mundo, tem como objetivo despertar na sociedade o interesse por tecnologia e capacitar empreendedores e comerciantes para que utilizem a rede social como plataforma de inovação e negócios.

O ministro destacou a importância da inclusão digital em comunidades do País. O projeto oferecerá gratuitamente cursos sobre gestão de empresas e aulas sobre estratégias para a utilização da plataforma como instrumento para fomentar o empreendedorismo e o marketing digital.

Espaço

Acompanhado de um grupo de executivos do Facebook e de educadores, o ministro Aldo Rebelo conheceu as instalações do prédio do CCA-PAN, que é administrado pela União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas).

No laboratório, as 180 crianças e adolescentes atendidos pela instituição e os comerciantes da região terão acesso a 15 computadores de última geração, conectados à internet.

Novas tecnologias

Aldo Rebelo também destacou a receptividade do povo brasileiro às novas tecnologias, em especial ao Facebook. Segundo dados da companhia, o Brasil possui cerca de 92 milhões de usuários registrados na rede social, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos. No entanto, no quesito de interatividade, superou a Índia no último período eleitoral, com 670 milhões de interações, contra 270 milhões no país asiático.

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, enalteceu a atuação do ministro Aldo Rebelo. "Como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, ele poderia andar só nos centros de pesquisa e nas universidades, mas ele está aqui na comunidade e viu uma forma de aproximar a ciência e tecnologia da população", disse.

Empreendedorismo

Uma pesquisa feita na comunidade de Heliópolis revelou que existem cerca de 5 mil pequenos negócios. No entanto, 80% desses empreendimentos não utilizam o Facebook como ferramenta de negócios.

"Nossa ambição é conseguir fazer também com que esses empreendedores de fato usem a rede social para se comunicar com os seus clientes, gerar negócios e mais riquezas para a comunidade", afirmou o diretor para Pequenas e Médias Empresas do Facebook no Brasil, Patrick Hruby. "É um projeto piloto e temos certeza que o seu sucesso permitirá a sua expansão para mais comunidades no Brasil e no mundo."

Multiplicadores de conhecimento

Cinco jovens da própria comunidade foram selecionados – entre 80 candidatos – para atuar como multiplicadores de conhecimento, auxiliando os empresários do bairro. Eles estão sendo treinados pelo Facebook, pelo Sebrae e pelo IAB Brasil, entidade sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento do mercado de mídia e parceira no projeto.

É o caso de Deliane Martins, 23 anos. "Aprendemos algumas ferramentas do Facebook e acreditamos que o projeto vai representar desenvolvimento e inclusão digital para os empreendedores de Heliópolis", declarou.

Segundo a presidente da Unas, Antonia Cleide Lopes, a parceria com o Facebook dará maior visibilidade às ações da entidade. "O laboratório vai facilitar a capacitação das pessoas para a divulgação de seus produtos pela rede social e também servirá como instrumento de pesquisa para as crianças atendidas pelo centro", explicou Cleide. Na opinião da coordenadora pedagógica do CCA-PAN, Vanessa Suelen Silva, o projeto terá impacto também no aprendizado desses jovens. "Hoje a tecnologia e a internet são ferramentas indispensáveis na educação", afirmou.

Brasil na vanguarda

O ministro Aldo Rebelo lembrou que o Brasil tem exercido um papel de vanguarda e pioneiro na área de tecnologia da informação (TI), citando como exemplo a aprovação recente do Marco Civil da Internet no Brasil, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em abril de 2014.

O secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, ressaltou a participação do Ministério das Relações Exteriores nesse trabalho conjunto para atrair investimentos na área de TI para o Brasil.

"Nós temos mostrado que o Brasil é um ambiente interessante, aberto a novas tecnologias e que tem um arcabouço institucional, como o marco civil e o Comitê Gestor da Internet. Todas essas condições consolidam o ambiente digital atrativo para as empresas no Brasil".

Virgilio também mencionou as ações do governo com foco na capacitação e na ampliação da base tecnológica do país. Neste sentido, ele propôs a interligação do projeto Facebook na Comunidade com a iniciativa Brasil Mais TI, do Programa Estratégico de Software e Serviços em TI (TI Maior).

"Mais de 150 mil jovens já passaram pelos cursos de treinamento gratuitos nessa área de tecnologias digitais", informou Almeida. "Temos ainda o programa Start-Up Brasil que pode ser uma continuação àqueles que querem criar inovações tecnológicas", finalizou.

Também participaram da cerimônia, o diretor para Pequenas e Médias Empresas do Facebook no Brasil, Patrick Hruby, a diretora executiva do IAB Brasil, Cristiane Camargo, o coordenador de Inovação em Governo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Roberto Agune, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barreto, e representantes da comunidade local.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação