SP: Prefeitura lança Circuito de Cultura com 600 atividades gratuitas 

Com pelo menos 600 atividades gratuitas até julho, a programação cultural do município de São Paulo, lançada nesta segunda-feira (16) pela Secretaria Municipal de Cultura, incluirá de nomes tradicionais do cenário artístico – como Elba Ramalho, Arnaldo Antunes, Originais do Samba e Teatro Mágico – até grupos independentes de teatro, dança, circo e música.

Prefeitura de SP lança Circuito de Cultura com 600 atividades gratuitas - Reprodução

A maioria dos eventos ocorrerá mais de uma vez em diferentes bairros, circulando por pelo menos 40 espaços culturais em todas as regiões da cidade, como bibliotecas, teatros e pontos de cultura. A programação completa está disponível aqui.

As atividades fazem parte do Circuito São Paulo de Cultura, projeto lançado em 2014 que visa a ampliar e descentralizar as atrações culturais no município, aumentando o público nos equipamentos públicos de cultura. Para este ano, foram incluídas programação infantil, de cinema, circo e literatura, além da agenda de música, teatro e dança, que já rechearam a programação do ano passado. Ao todo, foram investidos R$ 5,4 milhões nesta primeira etapa, com verba própria da prefeitura.

“Estamos preservando o calendário da cidade e os grandes eventos, mas também estamos descentralizando as atividades culturais, para que elas cheguem a todos os espaços”, afirmou o prefeito Fernando Haddad. “Essa ação visa a levar cultura para todos os moradores da cidade.” A expectativa da prefeitura é que nos próximos meses seja lançada a segunda etapa da programação, que inclui eventos nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), contemplando assim todas as subprefeituras.

O show de abertura está marcado para o próximo dia 22, no Auditório Ibirapuera, com a cantora francesa Zaz, reconhecida como um fenômeno da música contemporânea, que recentemente realizou uma turnê paga pela América Latina. Ela irá apresentar o repertório do seu novo trabalho, o disco Paris, lançado em 2014 em homenagem à capital francesa. No show, que será gratuito, Zaz dividirá o palco com as brasileiras Céu e Tulipa Ruiz.

Na música, se destacam também apresentações de Zizi Possi, Cauby Peixoto, Guilherme Arantes, Ângela Ro Ro, Marcelo Jeneci, Tetê Espíndola, Wanderléa e Mombojó. A proposta é que os grupos façam sempre mais de uma apresentação, em diferentes locais da cidade, circulando por diferentes bairros.

“Agora temos agora uma programação distribuída em toda a cidade, ao longo do ano. A prefeitura é a principal promotora de atividades culturais na cidade. O circuito não esgota as atividades culturais dos equipamentos, que muitas vezes tem uma programação própria, que é mantida”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki.

Na programação de dança, destaca-se o espetáculo da Focus Cia. de Dança chamado Saudade de Mim. Em junho, teatros da cidade recebem Rêverie, da dançarina e coreógrafa Morena Nascimento. Entre as atrações de teatro está o espetáculo Não vejo Moscou da janela do meu quarto, com direção da premiada Silvana Garcia, a comédia Vidas Privadas, dirigida por José Possi Neto, e a montagem A Alma Imoral, com a atriz Clarice Niskier.

A partir deste ano, toda programação cultural da cidade contará com atividades específicas para o público infanto-juvenil, por meio de uma parceria com o programa São Paulo Carinhosa. As crianças contarão com o espetáculo circense Tirando os Pés do Chão, da Cia. Nau de Ícaros, e com shows do grupo musical Pequeno Cidadão e Palavra Cantada. “Das 600 atividades, 200 são para crianças. Nós demos um salto com uma programação de muita qualidade, que é extremamente importante para as crianças”, afirmou a primeira-dama da cidade, Ana Estela Haddad.

Outra novidade deste ano é que cinema e literatura passaram a fazer parte da programação. Em parceira com a empresa municipal de cinema da cidade, a SPCine, serão apresentados filmes paulistas e produções argentinas inéditas no Brasil. A Secretaria de Cultura vai adquirir e entregar filmes para os acervos das bibliotecas públicas.

Na área de literatura, estão previstos encontros com escritores em bibliotecas, pontos de leitura e ônibus-biblioteca. Participarão os quadrinistas Fabio Moon e Gabriel Bá e o escritor Milton Hatoum. Foram preparadas também mesas de temáticas para discutir música e literatura, biografias e histórias em quadrinhos.

A edição de 2014 do Circuito São Paulo de Cultura – que teve apenas quatro meses, metade do previsto para 2015 – aumentou em 42% o público nos espaços municipais de cultura, nas mais de mil atrações gratuitas realizadas ao longo do ano, que reuniram pelo menos 1 milhão de pessoas em todas as regiões.

Fonte: Rede Brasil Atual