Debate sobre reforma política na Bahia aproxima população do tema 

Em seminário promovido pela comissão especial da reforma política na Bahia, nesta segunda-feira (16), as entidades presentes discutiram principalmente o modelo de financiamento de campanhas e propostas de um novo sistema eleitoral. De acordo com o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), as discussões regionais podem aproximar a reforma política da população. 

Debate sobre reforma política na Bahia aproxima população do tema

Estiveram presentes, entre outros, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Nordeste, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Secretaria de Mulheres e de Promoção de Igualdade Racial da Bahia, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, de centrais sindicais, além de deputados e vereadores do estado.

Segundo relato de Daniel Almeida, a principal divergência foi sobre qual sistema eleitoral adotar. Alguns defenderam um sistema eleitoral misto, como ocorre na Alemanha, em que metade dos deputados é eleita pelo sistema proporcional (que é o atual no Brasil) e a outra metade pelo sistema majoritário em distritos eleitorais.

Outros defenderam o chamado "distritão", modelo de eleição majoritária pelo qual se transforma cada estado brasileiro em vários distritos para as eleições de deputado federal e estadual, sendo eleitos os nomes mais votados no distrito.

"Como responder a essa demanda da sociedade? Existem abordagens variadas, mas todas no sentido de aproximar mais o representante do representado, de criar mecanismos que deem mais voz aos segmentos da sociedade brasileira", disse Daniel Almeida.

Os relatórios das reuniões nos estados serão levados à comissão especial da reforma política na Câmara dos Deputados, em Brasília. O seminário desta segunda-feira ocorreu na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. Os próximos seminários ocorrerão na sexta-feira (20), nas assembleias legislativas do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Fonte: Agência Câmara