SINDIFOTOCINE-TO promove Projeto Fotógrafo Legal em Palmas

Projeto Fotógrafo legal

O Sindicato dos trabalhadores Fotógrafos, Cinegrafistas Profissionais e Trabalhadores de Empresas de de Foto Imagens e Artes Gráficas empregados e Autônomos do Estado do Tocantins, SINDIFOTOCINE-TO irá promover no próximo fim de semana, sexta-feira e sábado, o Seminário Fotógrafo Legal que visa fazer discussão em torno dos desafios das categorias representadas, serão feitos eventos deste tipo em todas as capitais do País e o objetivo é discutir sobre a regulamentação das categorias cujo projeto de Lei sobre o tema tramita no Congresso Nacional, a Lei que vigora é da época da Ditadura Militar e garante direitos de sindicalização apenas aos trabalhadores profissionais de empresas e assessorias de imprensa, que limita a atuação de profissionais liberais e trabalhadores independentes. Na Câmara o Projeto de Lei 2176/2011 e no Senado Projeto nº 64/2014 a tramitam e assim que aprovadas devem ser enviados para Sanção Pesidencial.

O evento terá sua abertura oficial na sexta-feira as 20 horas na Câmara de Vereadores com a presença de autoridades, sindicalistas e, principalmente, dos profissionais representados. As palestras ocorrerão no sábado a partir da 8 da manhã, estão confirmados como palestrantes João Ferreira Cruz, coordenador nacional do Projeto Fotógrafo Legal e Presidente do Sindicato da categoria no Piauí, de Jackson Marques coordenador do Projeto em São Paulo e do professor de fotografia do SENAC Jeferson Veras. As palestra visam ajudar no aperfeiçoamento profissional e fundamentar atualidade da luta pela rugulamentação das categorias.

Segundo Manoel Lima, Presidente do SINDFOTOCINE-TO, "a entidade espera a presença de mais de 50 profissionais e o Sindicato espera contribuir assim para o fortalecimento categoria, ampliar a luta pelo direito a sindicalização e com eventos em todo Brasil mostrar aos congressistas brasileiros que a categoria tem mobilização e quer a atualização da Lei, para garantir melhorias das condições de trabalho e renda para todos que atuam com fotografia, cinegrafia e produção de conteúdo visual". No Tocantins o evento é promovido pelo SINDIFOTOCINE-TO, com apoio da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e da Câmara de Vereadores de Palmas que cedeu o espaço para o evento. As inscrições serão realizadas no local, informações podem ser obtidas com o Presidente do SINIFOTOCINE-TO, Manoel Lima, pelo telefone 63-8450-7504 e pelo e-mail [email protected].

por Adriano Lima
Portal Vermelho