Brics vai buscar cooperação em segurança alimentar e nutricional

Os ministros de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, países integrantes do Brics, aprovaram uma declaração de referência para a cooperação do bloco político na área agrícola e na promoção da segurança alimentar e nutricional dos cinco países.

Brics: ministros da Educação debatem cooperação multilateral - Reprodução

Entre os pontos firmados nessa sexta-feira (13) está o reconhecimento da importância das estratégias nacionais de segurança alimentar de programas de compras institucionais. Elas combinam a geração de renda para os produtores familiares ao mesmo tempo em que proveem alimentação às populações mais vulneráveis.

A relevância dos programas foi inclusive reforçada pelo compromisso dos ministros em envidar esforços para “alcançar acordo e adotar uma solução permanente para a questão dos estoques públicos para fins de segurança alimentar até 31 de dezembro de 2015” no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Os ministros firmaram, ainda, o compromisso dos cinco países em manter a coordenação e o diálogo entre os representantes dos BRICS na Organização Mundial para Alimentação e Agricultura (FAO) sobre atividades de seguimento do Ano Internacional da Agricultura Familiar e questões discutidas no Comitê de Segurança Alimentar Mundial, assim como nas negociações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no contexto da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

Mapa da pobreza

Nos últimos 11 anos, 36 milhões de brasileiros saíram da situação de extrema pobreza e 42 milhões de pessoas ascenderam à classe média.

A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Maria Fernanda Ramos Coelho, salientou que o resultado social está atrelado ao fortalecimento da agricultura familiar.

“Não só saímos do mapa da fome, mas o tamanho da classe média rural passou de um quinto em 2003 para cerca de metade da população rural em 2014. Isso é fruto do dinamismo da agricultura familiar, com a produção de alimentos saudáveis que chegam a praticamente todas as mesas dos brasileiros”, destacou.

A FAO, estima que há mais de 500 milhões de estabelecimentos da agricultura familiar em nível mundial, e que estes são responsáveis por mais de 80% dos alimentos consumidos em todo o mundo.

Informes das atividades

Além do Comunicado Conjunto, as delegações dos cinco países que compartilharam estratégias e experiências de segurança alimentar e nutricional e fortalecimento da agricultura familiar no seminário organizado pelo MDA, produzirão informes para a elaboração de um documento, a ser entregue pelo Brasil ao bloco até o fim de 2016.

“Os informes redigidos pelos países como resultado deste encontro servirão como insumo fundamental para a elaboração da Estratégia Geral para Assegurar o Acesso a Alimentação para as Populações Mais Vulneráveis”, pontuou a secretária-executiva.

Próximos passos

A próxima reunião de ministros de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário nos BRICS está prevista para outubro deste ano, em Moscou, capital da Rússia.

O País é o próximo a presidir temporariamente o agrupamento, que atualmente é presidido pelo Brasil. O Brics concentra 25% da população rural, mais de 40% da população do mundo e um PIB combinado de US$ 15.8 trilhões, ou 19,8% do PIB mundial.

Os cinco países foram responsáveis por retirar uma maioria considerável dos 209 milhões de mulheres e homens de uma situação de insegurança alimentar, nas últimas duas décadas.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário