Bancários em defesa da CEF dão abraço no banco no dia 22

No dia 22 de maio, os empregados da Caixa Econômica Federal farão um Dia Nacional em Defesa da empresa, com manifestações nos estados. A atividade vem sendo organizada pela Fenae (Federação Nacional das Assoc

Na oportunidade, os sindicalistas vão distribuir à população e aos clientes o manifesto “O Brasil precisa da Caixa”. O documento alinha os motivos pelos quais o Brasil precisa do banco público. Entre eles, mais habitação, saneamento e urbanização; ampliação da transferência de renda; acesso ao crédito e serviços bancários aos brasileiros historicamente alijados do sistema financeiro; e garantia do pagamento de aposentadorias a todos os assistidos da Previdência Social. O manifesto diz ainda que nos últimos meses a empresa enfrenta ataques que visam “enclausurá-la na arena da disputa político-eleitoral em curso no país”.

Para o diretor do Sindicato, Carlos Alberto de Oliveira, é fundamental defender a Caixa, empresa com importante papel social, que voltou a sofrer ataques nos últimos meses. ”Os funcionários da Caixa no Rio precisam participar do ato no dia 22, unindo-se a outros colegas de todo o país, que também vão se manifestar em defesa desse patrimônio da população brasileira ameaçada por aqueles que querem retornar ao poder para privatizar, terceirizar e demitir”, convoca o diretor Carlos Alberto.


Privatização
 
Nos governos Collor e Fernando Henrique Cardoso, a Caixa sofreu um processo de reestruturação e esvaziamento, que visava a sua posterior privatização. A luta do funcionalismo e da própria sociedade conseguiu barrar este projeto neoliberal, cujo objetivo era entregar este patrimônio público centenário ao capital privado. O diretor do Sindicato, Enilson Nascimento, condenou a iniciativa de parlamentares que, aproveitando-se da proximidade do período eleitoral, voltaram a defender a privatização. “O movimento sindical não medirá esforços para defender a Caixa Econômica Federal, como banco público, junto com o funcionalismo e toda a sociedade”, afirmou.
 

Fonte: Sindicato dos Bancários do Rio