PCdoB-PB investe na formação e propaganda

 Comunistas paraibanos retomam atividades de formação com Encontro Estadual que debateu a estruturação da Escola estadual e da Fundação Maurício Grabois

bandeira pcdob

 
A Secretaria Estadual de Formação e Propaganda do PCdoB paraibano realizou no dia 07 de março, Encontro Estadual de Formação, para formular o plano de formação e propaganda a ser desenvolvido pelo Partido em 2015. O evento, que aconteceu na sede do Comitê Estadual, foi aberto pelo presidente Simão Almeida, que ressaltou a gravidade do momento que atravessa o país, o que exige militância preparada para a luta e maior atividade de propaganda.

A Secretária Estadual de Formação, Francis Zenaide expôs a dinâmica do Encontro que foi dividida em duas partes: primeiro a apresentação da proposta de estruturação da seção paraibana da Fundação Maurício Grabois e em seguida o planejamento da Secretaria. Participaram da reunião quadros partidários já envolvidos com o trabalho de formação de João Pessoa e Campina Grande e convidados.

O dirigente Cristiano Zenaide, proposto para coordenar o Instituto Maurício Grabois iniciou sua apresentação contextualizando o papel do Instituto como fomentador do debate, interagindo com setores avançados da intelectualidade e empreendedores tendo como referência o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e buscando soluções criativas para o desenvolvimento da Paraíba. Ao final expôs a proposta de composição da Fundação Maurício Grabois, apresentada pela direção do Partido: Cristiano Zenaide Paiva, como presidente e mais: Fátima Amorim, Gregoria Benário, Francisca Pereira Lopes Zenaide, Agamenon Travassos Sarinho, Wandecy Medeiros, Glaucia Jacome e Washington Feitosa. Para o Conselho Fiscal, Maria Lucia Santos Rocha, Marcone Lima Brás, Benjamim e para o Conselho Curador, Simão de Almeida Neto, Rangel Junior, Marlene Alves, Waldir Porfírio, Lourdes Meira, Emerson, Iedo Fontes, Percival Henriques, Marcos Santos.

Em seguida Francis apresenta a proposta de estruturação da Escola Estadual do PCdoB, ressaltando “a necessidade de uma atuação consciente do Partido no quadro de gravidade nacional”, e dessa maneira, aponta como um dos objetivos da Formação que é o de ‘elevar a consciência socialista dos comunistas, a sua capacidade teórica, política e ideológica.’ A Escola será estruturada por núcleos temáticos com seus respectivos coordenadores: Filosofia – Cristiano; Estado e Classes Sociais – Iedo Fontes, Economia Política e Desenvolvimento – Simão Almeida; Socialismo – Washington; Partido – Agamenon, sob a direção geral de Francis Zenaide.

O Encontro propôs ainda os nomes para compor a Comissão Estadual de Formação: Francis, Cristiano, Washington Feitosa e os Secretários de Formação dos Comitês Municipais de João Pessoa, Campina Grande e Patos. O PCdoB paraibano concentrará a atividade de formação na difusão do curso em video do Programa Socialista e implementará também o Curso de Iniciação ao Marxismo (CIM) para dirigentes municipais e membros do CE. Recomendou ainda a viabilização do Programa de Formação à Distância.