Deputado anuncia Programa Mais IDH do estado do Maranhão 

O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) anunciou, em discurso na Câmara, esta semana, “o grandioso programa de inserção social, distribuição de renda e desenvolvimento das regiões e das populações carentes e necessitadas que acontece no Brasil. E este programa acontece no Estado do Maranhão.” É o Programa Mais IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), idealizado pelo governador Flávio Dino. 

Rubens Jr. cobra reforma política no primeiro discurso na Câmara - Lid. PCdoB na Câmara

Segundo o parlamentar, o programa se contrapõe a maior parte dos inícios de gestões que consideram o momento como de ajuste e consequentemente de diminuição das políticas sociais.

“O Governo Flávio inicia em outro rumo. Não é hora de chorar herança maldita. É hora de ação e inovação. E é por isso que o Governo Flávio Dino criou o Programa Mais IDH, para combater uma das maiores mazelas que atormentam o Estado do Maranhão de ser infelizmente um Estado rico com um povo pobre”, avalia.

O Produto Interno Bruto do Estado do Maranhão está entre o 16a e 17ª posição no País, enquanto o IDH, o Maranhão tem o segundo pior posicionamento dos indicadores do País. “É isto que nós não podemos admitir: um Estado rico com um povo empobrecido. E as ações são voltadas essencialmente para combater os piores indicadores do IDH nas 30 cidades que têm o pior IDH do Estado. Consequentemente, todas as 30 estão entre as cem piores do País.”, explicou Rubens Jr.

Várias ações

E citou as várias ações que merecem destaque, lembrando que alguns são bem simples e outras até atrasadas, mas que o povo do Maranhão entende a dimensão de cada uma delas. E exemplificou com a decisão de erradicar as escolas de palha no Estado. Combate ao analfabetismo e valorização dos educadores são outras ações no tocante à educação.

Na saúde, destaca-se a Força Estadual de Saúde, com foco nos recém-nascidos, nas grávidas e nos idosos, especialmente os diabéticos e hipertensos.

No que diz respeito à renda, destacam-se o incremento da agricultura familiar, a regularização fundiária, a erradicação da fome. Dois terços dos maranhenses sofrem de insegurança alimentar grave ou gravíssima.

Este programa é todo feito, dividindo competências entre a sociedade civil, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, prefeituras e governo federal, todos tendo prazo para execução de suas tarefas, para garantir melhoria desses indicadores sociais com as decisões compartilhadas, explicou o deputado.

“Dessa forma, tenho convicção de que esses péssimos indicadores que assolam e atormentam o Maranhão ficarão numa página triste da história de nosso Estado, mas uma página que foi finalmente virada”, concluiu.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier