Paulo Pimenta é eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos 

Após uma semana de intensa negociação, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) assume a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Com candidatura única, o congressista foi eleito nesta quinta-feira (12) por 14 votos. Dos 17 integrantes da comissão apenas três não votaram em Pimenta e preferiram deixar o voto em branco.

Paulo Pimenta é eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos - Agência Câmara

Desde a semana passada, o colegiado tenta preencher a cadeira mais importante da comissão. A disputa girou em torno da bancada evangélica que queria emplacar um candidato avulso, desrespeitando o acordo firmado no início desta Legislatura (2015-2019), que garantia a vaga para o bloco partidário formado pelo PSD, PR, Pros, PCdoB, além do próprio PT.

A CDH era a única das 23 permanentes da Casa que ainda não tinha definido seu presidente.

Tarefa árdua

Pimenta, que comandará a comissão pelo período de um ano, disse que terá uma “árdua tarefa” à frente do colegiado, que completou 20 anos de funcionamento. “Assumirei as premissas fundamentais de reconhecer as igualdades e diferenças”, disse o deputado, destacando o papel das diferentes instituições do País, que contribuem na construção da laicidade do Estado.

Durante o discurso de posse, Pimenta citou as mulheres, as pessoas com deficiência, os povos indígenas, os quilombolas, os palestinos, os trabalhadores rurais, a população LGBT e aqueles que são discriminados por sua religião ou crença. Ao englobar essas minorias, Pimenta disse que é necessário “ampliar o espaço de participação desses grupos”.

O congressista falou também de pautas “intolerantes”. “Não podemos nos calar diante das manifestações de ódio. Não teremos medo de enfrentá-las. Compartilhamos uma visão moderna de direitos humanos”, concluiu Pimenta.

Leia também:
PT cobra manutenção de acordo para presidir CDH da Câmara

Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência Câmara