PSDB anuncia presença em ato golpista, mas Aécio diz que não vai

Como diz o velho ditado: a mentira tem pernas curtas. O discurso de que os atos que defendem o golpe contra o governo da presidenta eleita Dilma Rousseff tratavam-se de “manifestações espontâneas” caiu por terra nesta quarta-feira (11). Nota emitida pelo PSDB, legenda que foi derrotada nas urnas, informa o que já era sabido: vão participar dos atos que chamam de “apartidários” no próximo dia 15 de março.

Aécio

“O PSDB, através de seus militantes, simpatizantes e várias de suas lideranças participará, ao lado de brasileiros de todas as regiões do país, desse movimento apartidário que surge do mais legítimo sentimento de indignação da sociedade brasileira”, diz a nota.

Desde o fim das eleições, com a derrota do PSDB em segundo turno, os tucanos atuavam nos atos contra a presidenta Dilma, no entanto, sem participação oficial. Em atos anteriores, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) chegou a anunciar a sua participação e a gravar vídeo convocando para o ato, mas como os eventos não aglutinavam pessoas, nunca compareceu.

Lobão só acredita vendo

Tal postura de Aécio gerou mal-estar com um dos líderes dos protestos, o cantor Lobão. “Cadê o Aécio, o Caiado?”, questionou ele, reconhecendo depois: “Estou pagando de otário”.

Agora, com a ampla convocação feita pela grande mídia, os tucanos garantem que vão comparecer. No entanto, Lobão, ao que tudo indica, não vai ver Aécio, pois ele informou que não irá. "Nossos companheiros estarão nas ruas do Brasil, mas eu optei por não ir para não dar força a esse discurso de que estamos vivendo um terceiro turno", disse Aécio após a reunião da direção executiva do partido em Brasília.

Em nota, os tucanos fizeram questão de dizer que o ato e as ações que ocorrem nas redes sociais – que são espalhados por meio de patrocínio pago conforme o Vermelho já apontou – “não defendem um terceiro turno”.

Apesar de suas lideranças pregarem o golpe por meio de um impeachment, os tucanos dizem que prezam pela “garantia constitucional” que, segundo eles, é fundamento da vida democrática e do “enraizamento social dos valores republicanos”.

Os “valores republicanos” dos tucanos foram resumidos na declaração do senador Aloysio Nunes (PSDB/SP), que afirma: “Não quero que ela saia, quero sangrar a Dilma”. Bem republicano.

Leia também
Oposição assume frente de protestos que eles diziam ser "espontâneos"
Aloysio sintetiza o discurso de ódio tucano: “Quero sangrar a Dilma”
Donos da Ambev continuam a manter página golpista na internet

Do Portal Vermelho, com informações de agências