Daniel Almeida elogia aprovação de política de reajuste do mínimo 

O projeto que estende até 2019 a política de valorização do salário mínimo foi aprovado nesta terça-feira (10), em sessão da Câmara dos Deputados. Para o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), “a política de valorização do salário mínimo em nosso país tem sido muito útil para os trabalhadores e para a economia brasileira.” 

Daniel Almeida elogia aprovação de política de reajuste do mínimo - Agência Câmara

O projeto estende até 2019 a atual política de valorização do salário mínimo, prevendo o reajuste pela variação real do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos antes e pela inflação acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior.

Um acordo de líderes transferiu para esta quarta-feira (11) a votação dos destaques apresentados. Uma das emendas que será analisada tenta aplicar a regra de reajuste para as aposentadorias.

Um dos vice-líderes do governo, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) disse que aprovar a política permanente para o reajuste do salário mínimo com a inclusão dos aposentados é uma medida "demagógica" por conta do forte impacto na política econômica.

"Vai iludir aposentados, que vão achar que isso será resolvido hoje", afirmou. Segundo ele, esse tipo de proposta precisa de um debate mais amplo para prosperar.

A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), explicou que a preocupação é aprovar um projeto que possa ser sancionado. "Todos defendemos a necessidade de reajustes justos para salário mínimo e Previdência, mas há preocupação de se votar algo que não seja vetado", disse.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), lembrou que, em 2011, quando a presidenta Dilma Rousseff encaminhou o projeto de uma política anual de revisão do salário, a oposição fez “um carnaval” contra a proposta e hoje aprova a medida por unanimidade.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier, com Agência Câmara