Crise na UERJ provoca cancelamento do vestibular

Com 18 votos favoráveis, cinco abstenções e nenhum voto contrário, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uerj – CSEPE – suspendeu na sessão do dia 16 o calendário do vestibular 2007 por tempo i

O primeiro exame da etapa inicial estava previsto para 25 de junho. O reitor Nival Nunes e a sub-reitora de graduação, Raquel Villardi se abstiveram. Em nota – Em defesa da universidade, vestibular suspenso – a Associação dos Docentes da Uerj (Asduerj), afirma que “a política de desfinanciamento implementada pelo governo do Estado, que chegou ao limite com a ameaça de corte de mais 25% do orçamento mensal da Universidade, levou os Conselheiros a aprovar o pedido encaminhado pela assembléia docente de suspensão do processo seletivo até que seja reconstituído o orçamento da Uerj e sejam garantidas melhorias nas condições de trabalho e estudo”.
 
Com o corte de 25%, a cota mensal da Uerj passaria de R$ 2,93 milhões para R$ 2,2 milhões. Parte do recurso da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj) seria desviado para a Universidade para cobrir despesas administrativas. Uma solução paliativa segundo a Uerj, pois a verba estaria garantida somente até dezembro.
 
A conselheira do CSEPE e membro do Conselho de Representantes da Asduerj, profª Elisabeth Macedo disse que “estamos obrigados a tomar esta decisão por causa da forma com que a universidade vem sendo tratada ao longo dos anos. Não estamos podendo oferecer esse serviço público essencial com qualidade nas condições atuais, e por isso estamos em greve”.
 

Além da UERJ, participam do vestibular de 2007 a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e as academias da Polícia Militar D. João VI e do Corpo de Bombeiros D. Pedro II. O concurso tem mais de 70 mil inscritos.