Donos da Ambev continuam a manter página golpista na internet

Em dezembro do ano passado, pouco depois da derrota nas eleições presidenciais, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) convocou um protesto – ao qual não compareceu – contra o governo Dilma. Era um ato organizado pelo movimento 'vemprarua', liderado pelo executivo Fábio Tran, que espalha mensagens contra o PT e a presidenta Dilma Rousseff produzidas até por personagens com a célebre Rachel Sheherazade.

Golpistas e Fundação Estudar Ambev

Ainda em dezembro, foi divulgada pesquisa que desmascarou o domínio “vemprarua” revelando que estava registrado em nome da Fundação Estudar, do bilionário Jorge Paulo Lemann – considerado um dos homens mais ricos do país com uma fortuna de US$ 29 bilhões –, em parceria com seus sócios Marcel Telles e Beto Sicupira, além do BTG Pactual, de André Esteves.

Procurado pelo site Brasil 247, Lemann disse: "Eu não me meto em política e a Fundação Estudar também tem que ser totalmente apolítica". Ele se mostrou indignado prometendo apuração rigorosa sobre o caso, mas não conseguiu negar os fatos. Admitiu que "Fábio Tran realmente existe na Fundação".

Apesar da aparente indignação de Lemann, passados três meses do vazamento, Fábio Tran mantém sua ocupação na Fundação Estudar e no Registro.br ele ainda é responsável pelo domínio do site, que também é de poder da Fundação Estudar, responsável pelos pots no Facebook que atua em defesa do golpismo.

Segundo apurou o 247, a única mudança realizada de dezembro até agora foi a criação do domínio vemprarua.net, no exterior, sem identificação de quem é o responsável. É ele, agora, que direciona para a página do movimento, enquanto o vemprarua.org.br, embora ainda ativo, e em nome da fundação de Lemann, foi colocado fora do ar.

O executivo Rodrigo Telles, diretor da Fundação Estudar, que pertence ao trio de bilionários da Ambev liderado por Jorge Paulo Lemann, entrou em contato com o 247 para tentar esclarecer o assunto. Ele afirma que Fábio Tran, está se desligando da Fundação. "Esta é a sua última semana", diz ele.

Telles saiu em defesa de Fábio Tran: "Ele cometeu um erro, mas não pode ser crucificado por esse erro", afirmou Telles, informando que Tran está de malas prontas para Londres.

Ele disse que ainda que o domínio será cancelado. "O trâmite é lento e está demorando porque houve uma mudança no estatuto da fundação", diz ele. No entanto, o Registro.br, órgão responsável pelo registro de domínios no país, um domínio pode ser cancelado em dois dias úteis.

Fonte: Brasil 247