Juca Ferreira participa de encontros com artistas e gestores culturais

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, irá visitar Pontos de Cultura, lançar um curso de formação e gestão cultural e participar de uma roda de conversa com artistas, gestores e produtores culturais no Ceará,nesta segunda-feira (9) e terça-feira (10).

Juca Ferreira na Bienal da UNE - UNE

O objetivo de conhecer a realidade cultural do estado e fortalecer canais de participação social para a construção de políticas públicas ligadas à área da cultura.

Estão na agenda, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura do estado, visita a Pontos de Cultura, lançamento de um curso de formação e gestão cultural, solenidade pública na Assembleia Legislativa do estado e uma roda de conversa com artistas, gestores e produtores culturais.

Juca estará acompanhado da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, e do secretário de Articulação Institucional, Vinícius Wu.

Expressões do Cariri

A primeira parada do ministro Juca Ferreira é o Cariri cearense, na segunda-feira. Localizada no sul do estado, a região é um terreno fértil de expressões da cultura e da religiosidade populares.

A região reúne o maior número de mestres da cultura tradicional popular. É composto por um grande mosaico multicultural, que inclui referências religiosas à herança indígena e à vida no campo, grupos de reisado, maneiro-pau, bandas cabaçais, bois e bacamarteiros, entre outros.

No Cariri, Juca Ferreira visitará, em Nova Olinda, o Ponto de Cultura Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri. A instituição mantém um museu sobre lendas e histórias do sertão, aulas de música e de leitura para crianças, uma rádio e uma TV comunitárias, uma produtora de vídeo, um estúdio de gravação e uma editora de revistas, entre outros.

A Fundação conquistou diversos prêmios de organismos internacionais, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que reconheceu a experiência da casa como projeto criativo e referência em educação.

Juca também visitará o ateliê-oficina do mestre Espedito Seleiro, reconhecido pelo governo cearense como um dos "Tesouros Vivos/Mestres da Cultura" do estado. Espedito se tornou um artesão de renome internacional trabalhando a produção de peças de couro de cabra, pelica e camurça, que se destacam pela riqueza de cores e tonalidades.

Na cidade do Crato, também no Cariri, o ministro terá agenda dupla. Visitará primeiro o Ponto de Cultura Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel). Criada em 1973, a entidade – que beneficia cerca de 200 alunos – mantém a Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos, com objetivo de promover a educação musical de crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos do distrito do Belmonte e adjacências. A instituição conta com uma orquestra, dois corais, uma banda de fanfarra e grupos de violinos e flauta doce.

Na sequência, Juca Ferreira participa do lançamento do Curso de Formação e Gestão Cultural da Região do Cariri, que terá presença de artistas, artesãos, mestres e gestores culturais.

O curso, realizado pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, será oferecido a 30 municípios da região do Cariri e centro-sul do Ceará e beneficiará gestores e conselheiros Municipais de Cultura, além de produtores culturais.

Confira a agenda do ministro

Na terça-feira, a partir das 10 horas, o ministro estará na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, para uma solenidade na qual apresentará aos parlamentares do estado, entre outros, a política cultural do Governo Federal.

Às 14 horas, Juca Ferreira participará de uma roda de conversa com artistas, gestores e produtores culturais. O evento será transmitido ao vivo pelo site e pelas redes sociais (Facebook e Twitter) do Ministério da Cultura.

Programação completa:

Dia 9, Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Crato

11 horas – Encontro com o Prefeito de Nova Olinda, Francisco Ronaldo Sampaio, no Centro de Informações Turísticas de Nova Olinda
11h15 – Visita ao Atelier do Mestre Artesão Espedito Seleiro
11h45 – Visita à Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri
13h30 – Almoço com o Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e prefeitos da região
15 horas – Visita à Sociedade Escola Lírica do Belmonte do Padre Ágio
15h40 – Lançamento do Curso de Formação de Gestores da Região do Cariri e Centro-Sul do Ceará – Escola Violeta Arrais (encontro com artistas, artesãos, mestres da cultura e gestores culturais)

Dia 10, Fortaleza

10 horas – Solenidade Pública na Assembleia Legislativa do Ceará, no Plenário Principal
12 horas – Almoço com prefeitos e secretários de Cultura
14 horas – Roda de Conversa na Assembléia Legislativa de do Ceará

Fonte: Ministério da Cultura