Cinco filmes sobre a força feminina

O Prosa, Poesia e Arte desta semana é inteiro dedicado às mulheres e nesta linha selecionamos cinco filmes que retratam a forma, a determinação da mulher. Clássicas e contemporâneas, as obras trazem o universo feminino de diversas formas, ora descontraído, como é o caso de Caramalo, ora denso e complexo, como em As Horas.

Veja a seleção de cinco filmes:

E agora, aonde vamos?

Uma comédia dramática da atriz e diretora libanesa Nadine Labaki lançada em 2012. O filme mostra um vilarejo no Oriente Médio que resistiu às intrigas semeadas pela imprensa onde cristãos e muçulmanos são colocados como inimigos. A determinação e a força das mulheres que decidiram manter a paz em seus lares deixa os homens, dispostos a “entrar na guerra” desarmados e desorientados, sem saber aonde ir. 


Caramelo

Uma coprodução entre França e Líbano, também da atriz e diretora libanesa Nadine Labaki. O filme se passa em um salão de beleza no centro da capital libanesa, Beirute. Se precisasse ser definido com apenas uma palavra, Caramelo seria: libertador. O filme traz abaixo estereótipos chavões e mostra o cotidiano de mulheres independentes, livres para trabalhar ou cuidar da casa (como preferirem), mostrar ou não os cabelos, pintar as unhas de cores clássicas ou ousadas, inovar no corte de cabelo e na depilação. Apaixonante, Caramelo mostra um Oriente Médio completamente distinto do apresentado sob as lentes estadunidenses.

 


A Excêntrica Família de Antônia

Obra de 1995 da diretora Maleen Gorris. Uma coprodução entre Holanda, Bélgica e Inglaterra, a obra conta a história de Antônia, uma mulher determinada que voltou a viver num pequeno vilarejo onde passou a infância, mas logo depois da Segunda Guerra. Antônia precisa encarar os desafios de ser uma mulher independente num ambiente totalmente conservador e patriarcal.


As Horas


Uma produção estadunidense do diretor inglês Stephen Daldry lançada em 2002. O trata da libertação feminina e desconstrói os papeis que a mulher é forçada a exercer numa sociedade patriarcal. Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje em fase terminal de aids.

A Cor Púrpura

Um clássico de Steven Spielberg de 1985. A história de Celie (Whoopi Goldberg) já emocionou milhões, trata-se de uma jovem de uma pequena cidade em 1909 com apenas 14 anos que é abusada sexualmente pelo pai e da à luz dois filhos, frutos da violência sofrida. A história cronológica mostra a evolução do personagem que se descobre forte e capaz ao final do processo.

Do Portal Vermelho
Mariana Serafini