Dilma: "Esforço é por uma economia próspera, que gere emprego e renda"

Nesta sexta-feira (6), a presidenta Dilma Rousseff entregou 1.472 novas moradias construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Araguari (MG). A nova entrega deve beneficiar mais de 5.800 moradores de Minas Gerais.

Dilma entrega Minha Casa Minha Vida Araguari Minas Gerais - Roberto Stuckert Filho/Agência Brasil

Em seu discurso, a presidenta Dilma reafirmou que o governo federal "não só continue fazendo esses programas sociais, mas também para que o Brasil amplie os investimentos".

"Desde o início da crise, lá atrás, em 2008, tivemos um objetivo que foi garantir emprego e garantir salário e conseguimos. Enquanto o mundo só desempregava e reduzia salários nos últimos seis anos da crise, nós tivemos uma redução do desemprego e um aumento da renda dos brasileiros", afirmou Dilma.

Dilma salientou durante a cerimônia de entrega que o compromisso do seu governo "é sempre fazer mais e fazer melhor".

"Nós estamos fazendo um imenso esforço para que o Brasil não só continue fazendo esses programas sociais, mas também que o Brasil amplie os investimentos, tenha economia próspera, continue gerando emprego e renda para sua população", disse Dilma, destacando que "aprimorar para garantir oportunidades e usar o dinheiro, principalmente, garantindo o acesso a quem mais precisa" é o propósito que move o governo, inclusive quando se refere às medidas econômicas.

"Esse esforço passa por correções, mas as correções não são o fim em si mesmas, é para manter programas como esses que nós as fazemos", completou a presidenta.

A entrega também contou com a participação dos ministros Gilberto Kassab, das Cidades, e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário, além do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e da presidente da Caixa, Miriam Belchior. 

O governador mineiro Fernando Pimentel falou do ajuste fiscal “necessário” ressaltando que o compromisso do governo é com o emprego, renda, saúde, educação e bem-estar, “especialmente do povo mais pobre”.

Citando uma frase de Guimarães Rosa, de que a vida requer coragem, Pimentel afirmou: "Coragem, presidenta Dilma. Fé no futuro, esperança. Vamos trabalhar, o Brasil é maior do que nós todos”.

Raul José de Belém, prefeito de Araguari, afirmou a que o Minha Casa, Minha Vida é uma política que o povo espera dos governantes. “Nesse momento estamos fazendo a política verdadeira, a política que o povo espera dos governantes. Estamos entregando um conjunto habitacional que já tem uma escola e uma creche para as crianças estudarem”, disse o prefeito.

Mais de 3 milhões de moradias

O Minha Casa Minha Vida soma mais de 3,7 milhões de moradias contratadas e 2.025.829 entregues em todo o território brasileiro. A meta do governo Dilma é alcançar 6,7 milhões de moradias contratadas e mais de 25 milhões de pessoas até o fim de 2018, de acordo com dados divulgados pelo Ministério das Cidades.

"Com isso, nós vamos chegar bem próximos de ficar com uma perspectiva de solucionar integralmente a questão da habitação em algumas faixas de renda mais baixas", declarou a presidenta.

Minas Gerais

O programa contabiliza mais de 376 mil moradias contratadas no estado de Minas. Somente em Araguari, são 6.476 unidades contratadas até o momento. A presidenta Dilma Rousseff destacou que até o fim do mês de março serão 5.400 moradias entregues na cidade mineira.

"Isso permite (dizer) que 1 em cada 5 araguarinos tiveram acesso ao Minha Casa Minha Vida. Vou repetir: 1 em cada 5. Em Minas Gerais quase 1 milhão de mineiros tiveram acesso ao Minha Casa Minha Vida. E no Brasil são mais de 8 milhões de famílias", anunciou.

O Residencial Bela Suíça II é formado por 710 casas, e contou com investimento de R$ 42,6 milhões, enquanto o segundo empreendimento, Residencial Bela Suíça III, abriga 762 unidades e consumiu R$ 45,7 milhões em recursos.

Os dois residenciais são compostos por casas com área privativa de 44,77 m², dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e piso cerâmico em todos os ambientes.

Do Portal Vermelho, com informações de agências