Coleta de lixo da Baía de Guanabara será mapeada por satélite

A Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro vai anunciar, nos próximos dias, um novo modelo de coleta de lixo flutuante na Baía de Guanabara. A remodelação do projeto EcoBarcos prevê mapeamento do lixo por satélite, além do aumento da frota de embarcações. O programa Ecobarreiras também será ajustado.

Baia de Guanabara - Reprodução

"O trabalho não vai parar. Vamos aperfeiçoar os mecanismos de recolhimento de lixo com ecobarcos e ecobarreiras. Verificamos falhas no trabalho que vinha sendo feito e vamos mudar isso. Teremos um sistema mais ágil e eficiente para coletar o lixo da baía", afirmou o governador Luiz Fernando Pezão, reiterando que a melhoria da Baía de Guanabara será um dos principais legados dos Jogos de 2016.

Saneamento e conscientização

Pezão reafirmou que o recolhimento de lixo flutuante não é a única missão do governo do estado no processo de recuperação da Baía de Guanabara e anunciou que pretende lançar um programa de Parceria Público-Privada (PPP), no segundo semestre deste ano, para cuidar do lançamento de esgoto por municípios da Baixada Fluminense e São Gonçalo.

"O Estado está licitando diversas obras de saneamento e de distribuição de água na Baixada Fluminense. Só teremos a Baía de Guanabara despoluída se tratarmos o esgoto da Região Metropolitana. Vamos perseguir obstinadamente os 80% do tratamento de esgoto combinados com o COI. Aumentamos de 11% para 49% o índice de tratamento e vamos continuar a elevar esse percentual", disse o governador.

Pezão também pretende incrementar um programa de educação ambiental. "Não podemos mais conviver com o descarte de lixo da forma como ocorre hoje. Precisamos mudar hábitos, ensinar, conscientizar. O Governo está empenhado. Não dá para achar normal encontrar sofás, carcaças de carros e piscinas de mil litros dentro da baía", observou o governador.

Reaproveitamento de resíduos em obras para as Olimpíadas

Assim como ocorreu nos estádios da Copa, intervenções para 2016 adotam práticas para reduzir o impacto ambiental nas edificações

Reportagem produzida pela equipe da TV Brasil mostra como o reaproveimento do entulho de obras na edificação de instalações olímpicas para os Jogos Rio 2016 faz com que o impacto ambiental das obras sejam reduzidos.

Fonte: Brasil 2016