Mesa-redonda debate papel das mulheres na ciência

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promoveu nesta quinta-feira (5), a mesa-redonda "Mulheres nas ciências: experiências e perspectivas". No encontro foram abordadas questões relacionadas ao papel das mulheres na construção do campo científico.

Empresa oferece 29 vagas para o programa Ciência sem Fronteiras - Reprodução

Após o debate, às 16h, haverá uma visita orientada pelo museu e a atividade observação do Sol. O Mast possui telescópios e filtros para a observação do Sol de forma segura. Através deles, é possível observar as manchas solares, observadas pela primeira vez com uma luneta por Galileu Galilei, no século 16.

Os participantes também estão convidados a conhecer o maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia. Em um passeio pelo campus do museu, eles terão a oportunidade de estar em contato com exemplos típicos da arquitetura e da engenharia para a astronomia dos primórdios do século 20.

Além disso, poderão visitar as exposições localizadas no prédio sede e alguns pavilhões de lunetas centenárias e conhecer o segundo maior meteorito do Brasil, o Meteorito Santa Luzia de Goiás.

Palestrantes

A mesa-redonda "Mulheres nas ciências: experiências e perspectivas" contou com a participação das seguintes palestrantes: Moema Vergara, Patrícia Spinelli, Maria Esther Valente e Fabiana Munhóz.

Leia abaixo o resumo dos currículos das palestrantes:

Moema de Rezende Vergara: pesquisadora titular do Mast e professora da PPGH/UniRio e PPGEFHC/UFBA E UEFES. Pesquisa história da ciência no Brasil no século 19.

Patrícia Figueró Spinelli: doutora em astrofísica pelo Instituo Max Planck, da Alemanha. Pesquisadora adjunta do Mast e professora do curso de Especialização em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Fiocruz/Mast/Jardim Botânico. Atua na área de divulgação da ciência, especialmente astronomia. É membro fundador do Programa Galileo Mobile.

Maria Esther Valente: é doutora em ensino e história de ciências da Terra, pela Unicamp. Pesquisadora sênior do Mast, atuando nas áreas de divulgação da ciência e educação em museus. É professora do programa de Pós Graduação em Museologia, UniRio/Mast, do curso de Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia PPACT/Mast e do curso de especialização em divulgação da ciência, tecnologia e saúde Fiocruz/Mast/Jardim Botânico.

Fabiana Munhóz: é doutora em ótica, fotônica e processamento do sinal pela Universidade Paul Cézanne, em Marselha (França). É gerente de Open Research no departamento de Pesquisa e Inovação da L'Oréal Brasil. É responsável pelos projetos relacionados ao cabelo, seja na caracterização física e química da fibra capilar ou na busca por novos tratamentos capilares.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação