Bancada do PCdoB recebe demandas dos trabalhadores 

Dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) estiveram em reunião, nesta quinta-feira (5), com a bancada do PCdoB na Câmara, para pedir apoio para as demandas dos trabalhadores. Os sindicalistas manifestaram preocupação com os projetos em tramitação na Casa sobre a terceirização, a demissão imotivada e as MPs que altera benefícios previdenciários. 

Bancada do PCdoB recebe demandas dos trabalhadores - Lid. PCdoB na Câmara

Os cetebistas manifestaram contrariedade com os ajustes fiscais propostos nas Medidas Provisórias 664 e 665, que mudam as regras na concessão da pensão por morte e do seguro-desemprego, respectivamente. As MPs fazem parte das ações anunciadas pelo Executivo no final de 2014 para gerar uma economia nos cofres públicos de R$ 18 bilhões em 2015.

Para o presidente da CTB, Adilson Araújo, as medidas prejudicam o trabalhador, que é sempre o primeiro a ser chamado a contribuir em momentos de crise. Ele defende a taxação das grandes fortunas ao invés de aumentar a carga dos trabalhadores.

“Com as novas regras e diante da alta rotatividade do setor de serviços, grande parcela desses trabalhadores não terá direito ao seguro-desemprego”, explica Araújo

A bancada comunista anunciou aos sindicalistas que é contrária aos ajustes nos direitos sociais do trabalhador e que apresentou emendas às MPs para garantir a manutenção dos direitos conquistados, principalmente no que se refere ao seguro-desemprego.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), destacou que é favorável a proposta dos trabalhadores, de taxação das grandes fortunas, já tendo se manifestado publicamente sobre o assunto. Para ela, “há caminhos para que se possa tributar com justiça quem tem mais patrimônio no país”, em referência ao projeto em tramitação na Câmara.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que também participou da reunião, considera legítimas as preocupação dos trabalhadores e garantiu que o PCdoB está comprometido com a luta deles.

Ele destacou que “a bancada fez as emendas ao projeto das mudanças da Previdência identificando a necessidade de resistir às mudanças no seguro-desemprego e criar condições de entendimento nas mudanças com relação a Previdência”, enfatizando que “é preciso buscar saídas que não resulte na fragilização do nosso projeto político liderado por Dilma.”

Também estiveram presentes à reunião as deputadas Alice Portugal (BA), Jô Moraes (MG), Chico Lopes (CE), Davidson Magalhães (BA) e Orlando Silva (SP), além do vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier