MDA articula políticas públicas para povos indígenas

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, recebeu representantes da Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e o deputado Nilton Tatto (PT/SP) nesta quarta-feira (4), na sede do ministério, para discutir políticas públicas específicas para povos e comunidades indígenas.

Reunião do MDA com povos indígenas - Rômulo Serpa/MDA

Na reunião, o ministro reforçou o compromisso da pasta com os povos e comunidades tradicionais. “É importante compreender as especificidades de cada povo, para trabalhar em prol dele. Por isso, nossa intenção é articular políticas de fomento à agroecologia, segurança alimentar e demarcação de terras, preservando a identidade cultural e histórica desse povo”, explicou.

Para a representante dos povos indígenas, Sônia Bone, encontro busca criar uma agenda comum de trabalho. “O histórico de luta e apoio do MDA nos faz acreditar que, em parceria, podemos avançar ainda mais”, finalizou.

Diálogo permanente

O ministro Patrus Ananias tem dedicado suas primeiras semanas à frente da pasta para reforçar o diálogo com os movimentos sociais – promessa feita em seu discurso de posse. A cooperação entre a pasta e entidades representativas, no entanto, deve ganhar ainda mais força. Durante o encontro desta quarta-feira, Ananias salientou a necessidade de criar um fórum que integre líderes de grupos ao campo. “Esse é um momento propício para unirmos esforços, em prol do Brasil rural.”

Leia também: 
Indígenas pedem reconhecimento do Kuarup como patrimônio imaterial

Fonte: MDA