Câmara instala comissões; Jô Moraes preside Relações Exteriores 

A Câmara dos Deputados instalou, nesta quarta-feira (4), as comissões técnicas permanentes com a eleição dos novos presidentes. A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) foi escolhida para presidir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. A parlamentar falou sobre os desafios que terá na condução dos trabalhos da comissão, considerada estratégica para as relações do Brasil com os demais países da América Latina e do mundo.  

Câmara instala comissões; Jô Moraes preside Relações Exteriores

“Essa comissão trata sobretudo de questões de Estado e tem que levar em conta a pluralidade e a diversidade que conforma essa comissão”, declarou Jô Moraes, anunciando para a próxima semana a primeira reunião de trabalho, quando serão definidas as prioridades e preocupações centrais do colegiado.

“Nós temos consciência do clima de instabilidade mundial e das responsabilidades que o país tem com sua política externa, que tem como centro uma política de defesa da paz no mundo e de equilíbrio entre os povos”, declarou a parlamentar, adiantando um dos primeiros grandes desafios que é “tornar viva a ideia de construção do Plano Nacional de Defesa, importante para essa comissão e para a sociedade”.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), participou da reunião de instalação da Comissão e deu um depoimento sobre a indicação do nome de Jô Moraes para presidir a comissão.

Ela registrou “o orgulho e a confiança no seu trabalho nessa comissão estratégica para o Brasil e para as relações do Brasil com América Latina, o Brics e outras relações que precisamos construir de forma soberana a e saudável para o Brasil.”

Segundo a líder comunista, a indicação de Jô Moraes, que recebeu 23 dos 25 votos válidos na escolha do nome para Presidência da Comissão, “foi consequência da sua atuação nesta comissão e sua experiência no PCdoB e nesta Casa”, acrescentando que acredita que conduzirá a comissão “de forma altiva e de maneira ampla e suprapartidária.”

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier