Cheia no Rio Acre passa dos 18 metros, mais de 70 mil são afetados

A cheia do Rio Acre levou 7.444 pessoas da capital acriana, Rio Branco, para os 29 abrigos disponíveis no município. De acordo com o último balanço do governo do estado, o nível do rio chegou a históricos 18,18 metros, segundo medição feita às 15 horas desta terça-feira (3). Ao todo, mais de 70 mil pessoas de 40 bairros da capital foram afetadas, de alguma forma, pela cheia.

Nível do Rio Acre sobe e atinge recorde histórico

O Ministério da Integração Nacional autorizou, nesta terça-feira, a transferência de R$ 2,5 milhões para execução de ações de socorro e assistência em Rio Branco.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, chegou à capital acriana por volta das 15 horas (horário local) para sua segunda visita ao estado em razão da cheia. Ele visitou um abrigo e, em seguida, teve uma reunião com o governador do estado, Tião Viana, e com uma equipe técnica para avaliação da situação.

Nesta quarta-feira (4) o ministro ainda cumpre agenda no estado e, na quinta-feira (5), parte para o município de Eirunepé, no Amazonas, onde se encontrará com o governador José Melo, para conversar também sobre as cheias na região.

Na semana passada, Rio Branco e mais quatro municípios acrianos (Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri) tiveram situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional em razão de inundações causadas pelas chuvas no estado.

Segundo a assessoria de imprensa do governo estadual, as águas já estão baixando e, agora, é necessário reorganizar o ambiente para os moradores, que já estão voltando para casa.

Fonte: Agência Brasil