Bancada feminina apresenta suas propostas para o Congresso 

A bancada feminina no Congresso Nacional deu início a mobilização em prol do projeto que garante 30% das cadeiras dos parlamentos a gêneros diferentes. O assunto foi o prato principal do almoço nesta terça-feira (3) entre as parlamentares e o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Das 64 parlamentares (51 na Câmara dos Deputados e 13 no Senado), 47 compareceram ao almoço na residência oficial de Renan.  

Bancada feminina apresenta suas propostas para o Congresso - Agência Câmara

A procuradora da mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB) abriu o encontro dizendo que a bancada fechou consenso em duas propostas que serão apresentadas à reforma política. São elas: a reserva de 30% das vagas e a destinação de 30% dos recursos do fundo partidário para investir em campanhas que possam estimular a maior participação da mulher na política.

"Uma casa legislativa nunca vai ter mais de 70% de um único sexo", disse a senadora que anunciou o lançamento oficial da campanha "pela reforma inclusiva das mulheres" no dia 26 na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Renan Calheiros se comprometeu em pautar as reivindicações da bancada na agenda das discussões sobre a reforma política. A coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), o mesmo será feito na Câmara onde o assunto já foi tratado com o presidente, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin