Obra debate emancipação da mulher e políticas de gênero

Durante o 18º Simpósio Baiano de Pesquisadores sobre Mulher e Relações de Gênero, realizado no dia 27 de março na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba, em Salvador, os pesquisadores Rilton Primo, Vanda Bonfim e José Rodriguez lançam a obra Efetividade emancipatória das políticas de gênero. O livro traz elementos questiona a efetividade emancipatória das políticas de inclusão econômica voltadas às mulheres na Bahia e apresenta desafios relacionados ao tema.

Barrocos latinos - Divulgação

O lançamento acontece em meio a uma série de atividades acadêmicas que buscam refletir sobre a efetividade das políticas públicas pró-equidade e econômicas de inclusão e eco-solidárias na Bahia e no Brasil. A obra é dedicada a contribuir com este debate de forma a destacar os desafios e passos metodológicos deste processo.

Os pesquisadores fazem um recorte específico e revisam as principais ações de gênero do Governo da Bahia, além de enfatizar as políticas de gênero implementadas pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de seu Comitê pró-equidade de Gênero e Raça. A obra destaca os projetos de economia solidária feminista, promovidos pela Superintendência de Economia Solidária (Sesol) e propõe linhas de estudo para servir de suporte à ação dos policy makers.

Produzido pelo Centro de Estudos Pela Amizade da América Latina, Ácia e África (Ceala) com a colaboração da Universidade Juárez Autônoma de Tabasco (Ujat, no México), da Universidade do Estado da Bahia, do Ponto de Cultura a Bahia de Castro Alves e Rui Barbosa, do Centro Tecnológico Social do Pelourinho e da Centra de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, o livro é dedicado aos intelectuais Fernando Pedrão e Ana Costa.

A professora Mary Garcia Gastro, doutora em Sociologia pela Universidade da Flórida e Pós-Doutora pela Universidade da Cidade de Nova York e pela Universidade Estadual de Campinas, faz a apresentação do livro e em seu prefácio afirma:

“O debate sobre indicadores sociais conta com um acervo razoável de trabalhos nos âmbitos nacional e internacional, como bem discutem Primo, Bomfim e Rodríguez neste livro que tenho o prazer, a honra e o desafio de prefaciar. Contudo, se o foco são complexos conceitos de doxas diferentes, como emancipação, gênero, inclusão econômica por políticas públicas, a literatura é curta e pede reflexão epistemológica, buscada neste livro, com a vantagem de entrelaçá-la a análises de experiências concretas em um horizonte eco-temporal, a saber, atando a teoria do conhecimento ao processo de formulação de indicadores móveis de efetividade das políticas econômico-inclusivas visando maior equidade de gênero na Bahia, em especial considerando gestões recentes da Setre, Sesol e do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça. Tal empreendimento, por si, legitima o texto como obra de referência em aberto, a estimular debates e mais estudos no campo de metas urgentes no hoje. […]. Objetiva-se acompanhar, no plano de horizontes extensivos, por informações quantificadas, políticas visando inclusão, combate a desigualdades e o fomento à paridade de gênero, galvanizando o debate sobre a acurácia dos indicadores disponíveis que, além de monitorar políticas, podem e devem evidenciar necessidades vividas e sentidas (o que pediria mais discussões sobre o método de triangulação na construção de indicadores, por caminho combinado de análises qualitativas e quantitativas). Este objetivo está associado a uma perspectiva emancipacionista feminista no plano da crítica marxista sobre ‘emancipação’, tema fecundo que pede espaço próprio, em especial quanto ao debate mais específico sobre a ‘emancipação política’ (ou a possível no capitalismo) e a ‘emancipação humana’, que requer mudanças na forma de pensar, uma superação essencial do capitalismo como intento, desvendando representações sobre relações na micro e macro política, organização e análise. Mas o trabalho em foco ousa mais. É quando o texto provoca um meta-texto, ao discutir sobre o Estado no modo de produção voltado à acumulação do valor abstrato, na forma do lucro, esgarçando os limites do próprio conceito de representação. Bem o reflete, com o apoio de Moscovici, problematizando a fluida fronteira entre o discurso de direitos humanos e a defesa de interesses de reprodução do capital, passando pela produção de bens, pela exploração do trabalho e, mais especificamente, pelos trabalhos não remunerados ou mal pagos de mulheres.”



Interessados no livro podem fazer uma reserva por meio do e-mail [email protected], pelos telefones +55 (71) 3321-4301; +55 (71) 9203-2685 – Tim; +55 (71) 9705-0564, pelo site http://cealaconsulting.wix.com/riltonprimo#!contact/c1d94 ou, presencialmente, por agendamento no Centro Tecnológico e Social do Pelourinho. O valor sob consulta.

Do Portal Vermelho