Presidências das comissões na Câmara serão escolhidas nesta terça 

Os líderes partidários da Câmara reúnem-se nesta terça-feira (3), às 14h30, com o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para definir quais comissões permanentes cada bloco irá presidir neste ano. Também vão buscar acordo para definir o que poderá ser votado, de acordo com o que está na pauta do Plenário. 

Bolsonaro seja julgado por quebra de decoro parlamentar - Agência Câmara

Com a criação da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na semana passada, a Câmara passa a ter 23 comissões permanentes.

A ordem de escolha das comissões é baseada na proporcionalidade do tamanho dos blocos partidários formados no dia da posse (1º de fevereiro) pelos 28 partidos que têm representação na Casa. Os maiores blocos têm direito a presidir mais comissões. Depois da posse e da eleição da Mesa Diretora, os blocos já foram modificados.

Pelo critério do tamanho dos blocos no dia da posse, o principal bloco da Casa, liderado pelo PMDB, fará as três primeiras escolhas e terá dez comissões. O segundo maior bloco, que inclui o PT, PCdoB, PSD,PR ePros, ficará com sete. Já o bloco do PSDB presidirá cinco. O PDT, que tem 20 deputados, ficará com uma comissão.

A primeira comissão a ser escolhida normalmente é a de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara, pois tem a prerrogativa de analisar a constitucionalidade e a admissibilidade de todas as propostas, independentemente de seu tema.

Leia também:
Escolha das comissões permanentes na Câmara fica para 3 de março

Fonte: Agência Câmara