Vanessa comemora pagamento aos Soldados da Borracha 

Autora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que resultou na indenização de R$ 25 mil aos ex-seringueiros que foram recrutados, em um esforço de guerra, à Amazônia para produzir borracha, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou a decisão da presidenta Dilma Rousseff de começar o pagamento da reparação em cota única a partir desta segunda-feira (2).

Vanessa comemora pagamento aos Soldados da Borracha - César Nogueira

Segundo o último levantamento feito pela parlamentar junto à Previdência, em janeiro deste ano, eram 11.792 pensionistas em todo o país, dos quais 5.243 ex-seringueiros, conhecidos como Soldados da Borracha, e 6.549 dependentes.

O Acre é o estado com o maior número de beneficiados (6.871), seguido do Amazonas (1.792) e Rondônia (1.640). Serão investidos na economia do país R$ 294,8 milhões.

"Estou muito emocionada. Foi uma luta que começou em 2002 quando apresentei a PEC na condição de deputada federal. Minha proposta tentava igualar a pensão desses bravos brasileiros a dos ex-pracinhas que combateram na Segunda Guerra Mundial. Infelizmente não conseguimos 100% do nosso intuito, mas acabou sendo um reconhecimento histórico do papel desempenhado por eles", disse a senadora.

Segundo ela, cerca de 20 mil Soldados da Borracha morreram na floresta vítimas de doenças e picaduras de cobra. Muito deles que sobreviveram estão cegos e outros padecem em cadeira de rodas.

Esforço de guerra

Os Soldados da Borracha foram recrutados em 14 setembro de 1943 pelo Governo Federal. O Decreto-Lei 3225, de 14 de setembro 1943, considerou que a produção da borracha era essencial ao esforço da guerra e à defesa militar do país. Ao final da guerra, esses "soldados" não receberam o tratamento que esperavam do governo.

O Brasil participou da Segunda Guerra em duas frentes: uma diretamente, nas batalhas na Europa; e a outra na Amazônia, com a extração do látex para a fabricação da borracha vegetal, necessária aos países aliados, que tinham perdido o fornecimento dessa fonte de matéria-prima após a ocupação japonesa nos territórios dos países do sudeste asiático.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin